O município de São Francisco de Paula sediou, de 26 e 28 de outubro, o 2º Simpósio Gaúcho de Trilhas de Longo Curso. Entre os objetivos do evento, esteve o fortalecimento do movimento para a implantação de novos trajetos para caminhadas, cicloturismo, trilhas aquáticas, entre outros, em novas regiões do Estado, entre elas o Vale do Taquari, e conectá-las entre si e com as demais do país. Como exemplos, foram apresentados cases de iniciativas em operação no Estado, como os Caminhos das Missões, Caravaggio, Santos Mártires, Quarta Colônia, Pampa e Morros de Porto Alegre.
O Vale do Taquari, que ainda não integra a Rede Nacional de Trilhas esteve representado pelo projeto Passeios na Colônia com Alício de Assunção e Univates, através da professora Cátia Viviane Gonçalves, que também representou o governo do Estado onde atua como chefe da divisão de Unidades de Conservação da Secretária do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul. De acordo com a professora Cátia, a região pode estar inserida na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso já no próximo ano. “Temos potencial para isso, basta reunirmos poder público, universidade, entidades ligadas ao turismo e comunidades para criarmos no Vale do Taquari uma rede interna de trilhas e após conectá-las com o estado e o país, num grande movimento para fortalecer o turismo, mas sempre priorizando o respeito à saúde da natureza e das pessoas e a proteção ao meio ambiente”.
No próximo mês deverá ocorrer um encontro para definir o início dos estudos visando a implementação da primeira trilha de longo trajeto do Vale do Taquari, possivelmente um caminho religioso, envolvendo sete municípios da região e que deverá estar concluído em 2024.