Com apenas 16 anos desde a sua fundação, a Vale Log pioneira no cooperativismo de transporte de carga, presidida por Adelar Steffler, seu principal idealizador e um dos 24 sócios fundadores, está avançando. É atualmente uma instituição/empresa onde a gestão está sendo muito criteriosa, onde são levados em conta valores locais, porém permanentemente atenta aos movimentos e modelos econômicos de desenvolvimento que levam em consideração logística, capacidade e volume de produção de grãos, investimentos em infraestrutura. A Vale Log mantém sua matriz em Arroio do Meio, mas tem unidades em Rondonópolis – MT, em Santa Tereza do Oeste – PR e Itumbiara – GO, o que facilita os negócios.
O QUE PREOCUPA
Em visita ao AT na segunda- -feira de manhã, o empresário e atual presidente da Acisam, Adelar Steffler falou dos 16 anos da cooperativa. Também manifestou sua preocupação com a falta de investimentos em infraestrutura do Rio Grande do Sul. Disse que quando caminhoneiro, apenas há algumas décadas, era um orgulho voltar para o estado e que infelizmente o Rio Grande do Sul ficou para trás em investimentos de infraestrutura e energia sendo superado por outros estados, principalmente pela força do agronegócio. Diante de poucos investimentos, o Rio Grande do Sul e municípios da região vão estacionando no tempo em várias frentes e perdendo a competividade.
Movimentação política para 2024
Diante dos desafios de reconstrução em várias frentes deixadas em vários municípios da região, incluindo Arroio do Meio, a articulação política mais aberta para as eleições municipais do ano que vem, ficou para segundo plano. Mas, certamente, a partir de janeiro e fevereiro, os partidos terão que se organizar e fechar pelo menos internamente nomes de candidatos e plataformas de governo. Será uma eleição muito importante. O ideal é que o debate político do ano que vem traga novas ideias, mais ousadas, com visão futurista. Diante de um mundo em transformação, diante da necessidade de diagnosticar nossas dificuldades e projetar os municípios para o futuro, aproveitando nossas potencialidades, mas ao mesmo tempo muito ligado no que acontece na região, estado, país e mundo, precisamos de líderes muito corajosos e comprometidos com a causa pública para fazer rupturas e mudanças onde for necessário.
TRADICIONAL PADARIA PARAÍSO
Abre hoje, a partir das 6h30min, junto ao Posto Três Guris, em frente à Neugebauer, a tradicional Padaria Paraíso, revitalizando comercialmente um espaço de expressivo movimento. Paulo Ricardo Bald e Daniela Belin lideram o empreendimento.
A força do turismo
Uma das alternativas econômicas para o Rio Grande do Sul tem sido o turismo já que ao longo das últimas décadas foi perdendo protagonismo em outras áreas. Várias regiões do estado vêm ampliando investimentos neste setor que atualmente concentra sua maior força na Serra Gaúcha, de acordo com dados do Observatório de Turismo da Secretaria Estadual. O turismo é a maior força econômica em alguns municípios, sendo que em Gramado representa 86% e em Canela 73% do PIB. E os investimentos nestes municípios não param na rede hoteleira, atrações e entretenimento. E como nós estamos no Vale do Taquari? O Cristo Protetor colocou Encantado e o Vale num novo patamar. Paralelamente, cresce o número de empreendimentos privados, que ainda não são sufi cientes para manter o turista aqui por mais dias. “Não queremos ser apenas um corredor de turistas”, é o que se ouve, no próprio meio. Uma das expectativas é o Projeto do Morro Gaúcho com potencial para atrair maior volume de investimentos. Falando sobre turismo, o que cabe efetivamente à iniciativa privada e o que cabe ao setor público?