Tempo de celebrar é todo dia. E, chegando em épocas especiais, especialmente nas de final de ano, pensamos no celebrar. Mas, o momento de vibrar, de ser feliz é no instante que ele acontece e um pouco todo dia. Afinal, temos vários motivos sempre para celebrar.
Todo dia, diante de nós, a vida se faz. Isso é um belo momento de registrar em nossa memória e celebrar.
Celebrar é sinônimo também de exaltar, agradecer, então imagina quanto mais motivos temos de celebrar. Agradecer a graça da saúde, em tempos de doenças tão difíceis e que não vêm escolhendo mais faixa etária. Valorizar os momentos que temos paz, pois há vários motivos, ainda mais nesses últimos anos de ansiedade, flagelo da saúde mental, síndrome do pânico e outras doenças que estão descobrindo e que estão afetando a psique, sem escolher classe social, idade, cor e gênero.
Gosto da ideia de vibrar com momentos em família, já que vemos muito, ainda mais na área da educação, filhos gritando por atenção de seus responsáveis. Famílias cada vez mais desestruturadas, ou ainda, mesmo estando com estrutura têm remorsos, rancores guardados e não perdoados. Então, abrace e celebre os seus familiares e diga o quanto são importantes para você.
Bom registrar na mente e no coração os momentos diários em que estamos felizes. Faz muito bem fazer o bem a alguém. Tudo precisa ser celebrado. Agora, sou contra o exagero de registros para publicizar somente. Não é preciso mostra há todo mundo e a todo momento suas celebrações até porque isso pode ser exagero ou carência.
Perdoar é um momento de celebrar a espiritualidade e que o Natal e o fim do ano tanto esperam da gente. Um gesto nobre, muito delicado de fazê-lo e, por isso, tão difícil, mas que faz um bem tão enorme a quem recebe o perdão e faz.
Eu tinha muito a visão de que celebrar era só para momentos especiais, quando na verdade, se deixamos só para o Natal, por exemplo, aquele vestido, ou aquele presente ou aquele pedido de perdão, ou aquele sorriso gosto; pode ser tarde demais. Não dá para deixar para amanhã, o que se pode fazer hoje. E os ditos populares ainda nos ajudam, dizendo que nunca é tarde para celebrar e viva o hoje. Entendi que comemorar não precisa ter mega festas ou parar com tudo, significa dar uma parada e simplesmente vibrar com pessoas queridas, conosco e com Deus. Mas mesmo assim, se quer celebrar algo, pode se dar o prazer de comprar aquele vestido bonito ou comer algo gostoso. Muitas vezes nos culpamos por parar um pouco no meio da semana para comer um churrasco…. mas se há motivo para isso, vá sem culpa mesmo!
Feliz Natal e já antecipando, um excelente novo ano de celebrações. Um beijo no coração de cada um de vocês, nossos preciosos leitores. O meu maior presente e eu celebro cada um de vocês, ficando extremamente lisonjeada com o tempo que destinam à leitura da minha coluna semanal.
E, como diz uma famosa música: “Celebrar, como se não houvesse amanhã.”