Dom Canísio Klaus
A partir do próximo dia 27 de dezembro, o bispo católico Dom Canísio Klaus, natural de Arroio Grande, estará de volta a sua terra natal para passar umas férias e festejar os 25 anos como bispo. A celebração será realizada na Igreja São Felipe e São Tiago, em Arroio Grande Central, no dia 30 de dezembro, com missa solene às 19h30min e jantar às 21h. Atualmente, Dom Canísio é bispo da Diocese Sagrado Coração de Jesus e presidente da Regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Sinop, onde está desde 2016, quando foi enviado para esta missão. Ele foi ordenado padre em dezembro de 1979 e no dia 21 de junho de 1998, o falecido Dom Sinésio Bohn, concedeu a ordenação episcopal, em solenidade ocorrida em Arroio do Meio. Antes de assumir como bispo em Sinop, já foi bispo na Diocese de Santa Cruz do Sul (2010-2016) e em Diamantino -MT (1998-2010). Dom Canísio escolheu como lema “Enviado para Evangelizar”.
ELEIÇÕES 2024
A partir do primeiro trimestre de 2024, se intensificarão as movimentações partidárias e de possíveis candidatos em torno das eleições municipais. Em Arroio do Meio, o que está sendo cogitado é que o MDB vai concorrer com o ex-prefeito Sidnei Eckert, uma personalidade que faz política praticamente 24 horas por dia. Acostumado a andar muito, a articular com situação e oposição para barganhar apoios ou neutralizar eventuais adversários, ele disse para a coluna esta semana que está se preparando e estudando muito para em uma possível nova oportunidade ser “um gestor ainda melhor do que no período 2009-2016,” o que considera uma necessidade diante das recentes perdas e prejuízos em função das enchentes que o município teve e pelo novo momento político e econômico. No MDB, o que não está claro é quem será o vice. Poderá ser uma mulher (professora) ou um dos vereadores, (Kreutz ou Marcelinho) que têm boa trajetória histórica no partido. Diante da cogitação de aliança com o PT, a decisão te[1]ria que passar pelo diretório de 45 membros. Uma aprovação difícil, garantiu um membro. Mesmo porque é provável que o PT, pelo menos boa parte queira ir com candidato próprio, para estar mais alinhado e fiel com as propostas do governo Lula, que está bem blindado. Já pelo PP e PDT, parece que a definição vai ficar mesmo pela reeleição do atual prefeito Danilo Bruxel e sua vice Adriana Meneghini Lermen. “Tudo estaria mais tranquilo se não tivessem ocorrido as enchentes que impactaram e atrapalharam parte do plano de governo em termos de tempo, obras e gastos extras”, garantem simpatizantes e apoiadores. Como novidade, o PL está em plena organização, cumprindo agendas nas comunidades do interior e Centro. Com um ano de fundação, está despertando interesses de jovens e mulheres. A principal inspiração vem do legado deixado pelo ex-presidente Bolsonaro que fez nas últimas eleições presidenciais (segundo turno) 67,93% dos votos, para 32,07% dados a Lula em Arroio do Meio. O partido está trabalhando para ir com candidato próprio. Com boa nominata para possíveis candidatos a vereador e para prefeito os nomes citados são do próprio presidente André Vianini e da ex-vereadora e ex-vice prefeita Lúcia Schmidt Horn.
O pai tá on
Com 81 anos, Paul McCartney, ex-Beatle, encerrou sua turnê Got Back pelo Brasil no último sábado, no Maracanã, Rio de Janeiro. Passando por cinco capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília) o artista fez nove shows, reunindo milhares de pessoas e ao encerrar deu um “Até breve”, acenando a possibilidade de não encerrar a carreira, apesar da idade. Em 9 de dezembro, compartilhei o privilégio de assistir seu show no Allianz Park, em São Paulo, com as amigas queridas Elaine Maria Warken, Raquel Camera e Glaci Jordon e foi emocionante ver cerca de 55 mil pessoas de todas as idades cantando muitas das músicas como as tradicionais Can’t Buy Love, Love Me Do, Let It Be, Hey Jude, Ob-La-Di, Ob-La-Da e muitas outras… no show que durou quase três horas. É notável assistir a versatilidade do mais famoso baixista no palco que toca outros instrumentos como piano, teclado, baixo, violão. Paul McCartney interagiu com o público falando um pouco em português como o “o pai tá on” expressão usada para dizer que “está de olho, está na área, ou “pronto para o que der e vier”, expressões que levaram o público ao delírio.
Falando em músicos, um notável aqui da terrinha, Ivo Spohr, fundador, dono da Banda Barbarella, mais de 50 anos na estrada, como músico, tecladista, sopros, foi muito cumprimentado no último dia 19, pela troca de idade. Chega aos 72, com muita saúde, com energia para se reinventar e inovar.