O Conselho Municipal de Turismo de Arroio do Meio (Comtur) está discutindo a identidade e criação de uma marca turística para o município. O primeiro encontro ocorreu, na noite de quinta-feira, dia 7, na Secretaria de Educação. A reunião foi conduzida pela presidente da entidade, Niceia Cazara, com a participação da comunidade e também do presidente da Associação dos Municípios de Turismo na Região dos Vales (Amturvales), Charles Rossner.
De acordo com Niceia mais encontros ocorrerão para tratar desses dois temas. “Precisamos ver o que já está em andamento e o que a natureza oferece. Isso é possível por meio do diagnóstico já realizado onde há os pontos fortes que podem ser destacados. Além disso, perceber o perfil da população e de quem vem de fora também é importante.”
Niceia apresentou pontos já destacados em pesquisas anteriores quando o assunto é o Turismo em Arroio do Meio e podem servir de pontapé para a discussão de identidade e marca. Entres eles: a força da vida do interior, natureza abundante e com potencial para prática de esportes ao ar livre, belas paisagens, cultura alemã que inclui também a gastronomia. “Precisamos pensar, a partir daí, qual será nossa voz no turismo do Vale do Taquari.”
Ela ainda citou os tipos de Turismo que se enquadram no município como o Turismo de Aventura (práticas em caráter recreativo), o Rural (Tradições locais relacionadas com mata e agricultura) e o de Natureza que envolve o Ecoturismo (atividades turísticas relacionadas com a natureza com foco na conservação e educação ambiental).
“Sabemos que o Ecoturismo é o mais completo e engloba todos os outros. Além de ser o que mais cresce no mundo, pois dados mostram que enquanto o Turismo convencional cresce 7,5% a mais no ano o Eco fica entre 15 e 20%. O faturamento anual chega a 260 bilhões de dólares.”
MARCA
O presidente da Amturvales falou sobre a importância do debate sobre a marca turística de Arroio do Meio. Conforme Rossner, precisa ser algo significativo e uma cor que traga a vocação que o município tenha no setor. “A vocação já percebi que está muito claro de acordo com o que já foi apresentado. Portanto, a marca é simples de criar quando já se tem a vocação. O ideal é pensarmos em trabalhar oficinas sobre o Turismo, verificar quais as oportunidades que já temos para daí criar a marca que represente a área em Arroio do Meio. Tudo precisa estar de acordo. Vamos começar a debater e trazer essas oportunidades.”
Um dos exemplos que Rossner trouxe sobre marca é a de Bento Gonçalves. Na cidade, se utiliza a cor vinho que está em placas, folderes, outdoor, entre outros. “Essa criação é consequência da vocação.”