Impostos: é isso ou isso?
Municípios e estados estão agindo e se antecipando por conta da perda de receitas. Diante dos fatos por meio de leis podem impor mais impostos. O que pode fazer o consumidor, o trabalhador, o empresário, o agricultor, o profissional que arca com a carga e vê a produção e produtividade diminuir e custos aumentar? O governador Eduardo Leite está sendo claro. Se o projeto de aumento da alíquota modal de 17% para 19,5%, projeto que vai à votação dia 19 de dezembro, não for aprovado pela Assembleia Legislativa, o caminho será o Plano B, pelo qual 64 setores perderão incentivos de forma gradual de até 40%, incluindo também aumento de ICMS sobre itens da cesta básica. A deputada Adriana Lara, vice-presidente do PL estadual que esteve em Arroio do Meio na quarta-feira (foto) na casa da professora aposentada, ex-vereadora e vice-prefeita Lúcia Schmidt Horn e participou da 2ª Conferência Regional do PL em São Caetano, disse que é um projeto complexo de votar e que pessoalmente está propensa a não votar a favor de aumento de imposto, assim como boa parte da bancada, apesar de reconhecer as dificuldades da falta de caixa do governo estadual. Ao meu ver pessoal, do jeito como tudo está sendo encaminhado, os setores produtivos serão penalizados, o que vai implicar na perda de competividade e investimentos, o que nos atira para a falta de perspectivas e pobreza. O governo deveria fazer uma operação de corte de gastos e um esforço para melhorar os serviços.
A posse
Está marcado para o dia 27 de dezembro, no salão da Acisam, às 20h, a solenidade de posse da nova diretoria da CDL. Fábio Bruxel tem experiência no ramo, como filho de Ivo Bruxel, 91 anos, um comerciante das antigas na Forqueta Baixa, e desde 1994 em diferentes casas do ramo até chegar no empreendimento próprio – a Bruxellas- que está no seu 15º ano de fundação. “Comandar a entidade será um desafi o enorme pelos impactos deixados pela enchente e pelo fato do comércio físico hoje ter como grande concorrente, lojas virtuais cujas receitas não ficam aqui. Vamos trabalhar para que o consumidor sinta orgulho em investir no comércio do município.” Ele acredita no potencial e comprometimento da diretoria toda e nas parcerias já existentes e que serão fortalecidas. “Vamos ter que ser criativos e nos mobilizar, sem esperar tudo pronto”. Apesar das dificuldades do comércio desde a pandemia e do impacto das enchentes, a campanha Arroio do Meio é Show com distribuição de prêmios está sendo uma atração diferenciada.
Novas lideranças
PL realizou na quarta-feira, a Segunda Conferência Regional do partido, no PA-Rural com significativa adesão de simpatizantes, participação de pré-candidatos a vereador e prefeito para as eleições do ano que vem. Na organização do partido, sob a presidência de André Vianini, o PL Mulher, presidido pela Isabela Lindemann vem somando pela defesa de valores cristãos e familiares com pautas contrárias a drogas e aborto. O PL Jovem presidido por Rodrigo Quinot se manifestou na conferência pelo discurso de Gustavo Rauber (vice-presidente) que foi muito aplaudido. Ele criticou o sistema e defendeu uma educação de qualidade. Disse que entrou na política pelo apoio da família e conclamou para que os filhos respeitem e honrem mais seus pais.
Exportações
Dos 23 segmentos exportadores da indústria de transformação gaúcha, somente nove apresentaram incremento em suas receitas em novembro. O segmento com maior faturamento, o de alimentos, apresentou receita de U$ 350 milhões, porém U$ 78,4 milhões menos que em novembro do ano passado. As vendas externas formadas pelo abate de aves (Arábia Saudita), fabricação de óleos vegetais em estado bruto (França) e abate de suínos ( China). “A queda nas quantidades exportadas é preocupante visto que sinaliza menor demanda externa por produtos gaúchos, um sinal de desaquecimento da economia mundial, “disse Gilberto Porcello Petry, presidente da FIERGS.
HOMENAGEM
Depois de afastada por longo período da política, Lúcia Schmidt Horn, fez um discurso forte na Conferência, se colocando em marcha, como soldada a favor do partido, destacando a necessidade de atuar em várias frentes com muito planejamento. A advogada começou prestando uma homenagem a Ademar Bruxel, que faleceu na manhã de segunda-feira, vítima de câncer, por ter sido um homem dedicado às causas comunitárias em São Caetano, inclusive à construção do PA-Rural