A Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul organizou, na primeira semana de dezembro, encontro para tratar sobre as parcerias entre cidades gaúchas e alemãs. A reunião foi na Univates em Lajeado. O município de Arroio do Meio participou e foi representado pelo Círculo de Amigos de Boppard. Outros 12 municípios no Estado possuem irmandade formalizada. Participaram também da reunião São Vendelino, Feliz, Maratá e Nova Petrópolis que apresentaram o histórico, a organização e a dinâmica de suas experiências.
De acordo com a presidente do Círculo, Eneida Führ Kuhn, o presidente da Comissão Oficial do Bicentenário, Rafael Gessinger, falou sobre o andamento das atividades e salientou a importância do uso e divulgação da página da Internet do Bicentenário no estado.
O intercâmbio realizado em Arroio do Meio também foi destacado. “A partir das experiências compartilhadas, constatou-se que Arroio do Meio é precursor nesse tipo de intercâmbio de jovens. O Círculo que atua em apoio à Administração Municipal tem como objetivo principal uma alternativa extraescolar de formação social e cultural, por meio da convivência com a comunidade alemã”, cita Eneida. A partir do encontro, pessoas de outros municípios demonstraram interesse nesse tipo de convênio.
“Tendo em vista a proximidade das comemorações do bicentenário da imigração alemã certamente haverá outra oportunidade para compartilhar novas experiências. É fundamental nesse tipo de convênio a institucionalização ou regulamentação para garantir a continuidade, com participação de voluntários que se identificam com a causa.”
TRABALHO
Eneida também lembra que foi recebido do Freundeskreis de Boppard uma mensagem da Empresa Erich Dieler que trabalha com instalações e manutenção de calefação, entre outras atividades relacionadas com conhecimento de mecânica. O estabelecimento procura jovens brasileiros, de preferência de Arroio do Meio, que tenham interesse de trabalho e estudo nessa área, além de estudar a língua Alemã. Interessados podem entrar em contato com a diretoria do Círculo de Amigos de Boppard.
Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação