– Na segunda-feira, o Diretório do MDB de Arroio do Meio fez uma confraternização no Mezzo, em Bela Vista, para agradecer pela união e o bom trabalho desenvolvido pelo partido durante o ano e abordou a demanda de repensar o município e construir o melhor plano de governo para 2025/2028.
As manifestações dos vereadores e suplentes destacaram a família MDB, importância do corpo partidário, honestidade nas propostas, oposição sadia, firme, responsável, respeitosa, fiscalizadora e austera, experiência política/partidária, comparações das gestões emedebistas com as dos adversários, entre outras pontualidades, história, o legado, capacidade, credibilidade e ideais do partido no município, e a necessidade da renovação de filiados e simpatizantes. Ainda repercutiram o ano eleitoral, tratamento recebido pelo atual governo e os benefícios da comunidade com o retorno do MDB para prefeitura.
O assessor parlamentar Sidnei Eckert destacou que o deputado estadual Luciano Silveira e o deputado federal Alceu Moreira, estavam em missões internacionais em busca de mercado para o agronegócio brasileiro e gaúcho. O ex-prefeito falou dos desafios em municipalizar uma campanha diante de adversários unidos e com a máquina pública na mão, observando que o diferencial serão as melhores propostas que deverão ser construídas com a comunidade. A exemplo do pleito de 2008 e das conquistas da gestão puramente emedebista. De forma mais restrita, Eckert também aprofundou sobre estratégias e articulações. Por fim, destacou a importância do espirito natalino, renovação de energias e superação de discórdias.
Entre os presentes, o assessor do presidente da AL/RS, Vilmar Zanchin, Moacir Lanzini e o sociólogo Renato Antônio Zanella Filho que participou da coordenação da campanha de Eckert em 2008 e foi consultor em seus governos.
ALUNOS DA ECEI ATALAIA SERÃO TRANSFERIDOS PARA ECEI SÃO PAULO
A Administração de Arroio do Meio esteve reunida no início desta semana com a diretoria da Comunidade Luterana São Paulo para tratar sobre a transferência da Escola Comunitária de Educação Infantil (Ecei) Atalaia para o segundo andar da Ecei São Paulo. Este espaço já vem sendo utilizado pelo município para outros fins.
Para que isto ocorra, serão feitas todas as adaptações para o acolhimento das crianças da escola infantil localizada no bairro Navegantes, cujo prédio foi atingido pelas enchentes nos meses de setembro e novembro. Em uma reunião anterior, a diretoria da Ecei Atalaia, concordou com a transferência. Desde a enchente de setembro, as crianças estão utilizando as acomodações do salão da Comunidade Luterana São Paulo.
ENTIDADES FAZEM PARCERIA PARA OTIMIZAR ESTACIONAMENTO ROTATIVO
A Administração Municipal de Arroio do Meio esteve reunida na terça-feira, 5, com o Departamento de Trânsito, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Brigada Militar com o intuito de discutir ações para melhorar o estacionamento rotativo na área central da cidade. A proximidade das festas de fim de ano, o movimento no comércio e de veículos, torna as vagas de estacionamento mais escassas.
Uma das ações definidas, em parceria com a BM, é intensificar a fiscalização do prazo de permanência, que é de 1h30min. Neste sentido, a Administração junto com a CDL pede a colaboração tanto da população como comerciantes, para que cumpram o prazo e que utilizem os estacionamentos gratuitos, localizadas em vários pontos da cidade.
POR ROTATIVO E UM MUNICÍPIO MAIS SEGURO – Muitos dos profissionais que trabalham no Centro até compreendem os anseios dos comerciantes que querem recuperar cinco anos de crise nas vésperas deste Natal. Ressalvam que nas primeiras semanas depois das enchentes o lodo, entulhos e veículos abandonados nas ruas laterais e transversais, dificultaram o estacionamento fora da área azul.
Porém, sugerem entre outros dispositivos, câmeras de vigilância e policiais circulando nas áreas menos nobres para aumentar a sensação de segurança e incentivar o bom uso dos espaços ‘disponíveis’. Se acontecer algo pior, um crime, furto, dano material, por mais simples avaria que seja, a prefeitura, a CDL ou os comerciantes não filiados, terão a mesma sensibilidade que estão cobrando?
Falando em investimentos, assim como a enxurrada de janeiro de 2010 serviu de ‘muleta’ para Marques de Souza recuperar a autoestima, que só foi recuperada com a CCR na BR-386, em Arroio do Meio o projeto de videomonitoramento e cercamento eletrônico saiu completamente da pauta. Tentativas de homicídio a metros de luzes natalinas (Morro Vermelho) e de praças (caso Aristides), entre outros crimes violentos voltaram a ocorrer. Apesar de muitas situações serem fatos isolados, é impossível sentir total indiferença quando se fala de vidas. Logo cidadãos de bem podem acabar tropeçando sobre armadilhas de uma desigualdade socioeconômica que só cresce. O dinheiro está cada vez mais concentrado na mão de pouquíssimos e os governos estão com muitas dificuldades de trazer resultados em todas as pontas. Vamos esperar pela duplicação da ERS-130?