Em conversa com alguns estudiosos do meio ambiente e bacias hidrográficas, diferentemente das bacias hidrográficas de rios europeus, do Oriente Médio e Ásia, a do rio Taquari é considerada jovem (considerando eras geológicas) e sua civilização começou a surgir de forma mais contundente no século XX, sem o mesmo tempo de observação secular de outros povos. Neste contexto, em muitos aspectos o RS, o Brasil e a América toda ainda são muito “jovens”, tanto para ocupação urbana como do solo. O ideal, segundo o que dizem os mais antigos (que já fizeram a curva da ‘ganância/energia’), em várias partes do mundo, seria cultivar grãos nas várzeas apenas em épocas de secas, quando se deve recuperar o solo das partes altas com pasto/ pastagens. Em épocas chuvosas fazer o contrário para diminuir riscos. Num todo, também observar orientação solar, ventos e outras peculiaridades que influenciam na segurança habitacional e alimentar. A oferta de crédito (renegociável a perder de vista a interesse de quem?), velocidade da transformação da tecnologia e compartilhamento das informações deixou tudo parecer muito simples, com impressão de que resultados do progresso devem ser para ontem. Em muitas tomadas de decisão é preciso ter em mente que certos negócios só são interessantes para os outros. Sempre há possibilidade de se sair perdendo em vários aspectos. Têm coisas que é melhor deixar para depois, outras não. Entre os ‘culpados’ e responsáveis, vários inocentes e desatentos.
MENINO DE SETE ANOS ESTREIA NA XXII CAVALGADA REGIÃO DOS VALES
No último fim de semana, o menino Matheus Arne, de apenas sete anos de idade, morador do Centro de Travesseiro, fez sua estreia na XXII Cavalgada Região dos Vales. Juntamente do grupo de cavalarianos do CTG Travessia Crioula, entre os dias 22 e 26 de novembro, percorreu 170km a bordo de seu cavalo Lobuno, pelos municípios de Coqueiro Baixo, Nova Brescia, Travesseiro, Marques de Souza, Capitão, Encantado, Muçum, Vespasiano, Dois La[1]jeados e São Valentim do Sul. Filho de Signei Arne e Greice Deves, Matheus tem cultura tradicionalista presente desde berço, assim como sua irmã Heloisa de três anos que cavalga com o irmão nos fins de semana. O estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Pretto, é motivo de orgulho dos familiares, amigos e demais tradicionalistas do CTG Travessia Crioula. Entre os demais cavalarianos do CTG Travessia Crioula estiveram presentes: Matheus Henrique Zanatta, Signei Arne, Raul Ivan Delazeri, Marciano Luiz Steiger, João Gabriel Southier, Adelar Southier, Fernando Tovar de Castro e Nilvo Giovanaz, além do carro e uma caminhonete com carretão de apoio conduzidos por Iverni Fernandes e Pedro Ademir Dewes.
GRE-NAL BENEFICENTE É NESTE DOMINGO
O grupo de amigos Encontro das Antigas realiza neste domingo, 3, mais uma edição do Gre-Nal beneficente. Desta vez, a arrecadação do evento será destinada ao menino Benjamin Emanuel, de quatro anos, que tem a Síndrome de Deleção 1p36, uma condição que afeta o desenvolvimento genético e a imunidade da criança. O evento ocorre na sede do Milton (campo do Chapisco), na rua São Cristóvão, no bairro Barra do Forqueta, a partir das 14h. O ingresso custará R$ 5 e haverá sorteio de brindes para o público presente. O Gre-Nal está marcado para às 15h. Os elencos dos times de Grêmio e Internacional serão formados por integrantes do grupo Encontro das Antigas e amigos da turma. Serão distribuídos doces e brinquedos para as crianças presentes no evento. Também haverá a venda de uma rifa, no valor de R$ 5, para arrecadar fundos ao menino Benja, que necessita de tratamento com remédios e para a realização de consultas extras e deslocamento. Ele mora no bairro Campestre, em Lajeado, com a família. O grupo Encontro das Antigas é conhecido por organizar eventos solidários. A turma é formada por amigos de infância e adolescência de meados dos anos 1990, que desde 2018 se reúnem para jogar futebol, confraternizar e relembrar histórias que marcaram a juventude dos integrantes na época em que eram estudantes da Escola São Caetano. Os organizadores convidam a toda comunidade para prestigiar o evento e também a ajudar o garotinho Benja.