NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
      Recent

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Rio e Civilização Jovens
    Colunas

    Rio e Civilização Jovens

    O Alto TaquariBy O Alto Taquari1 de dezembro de 2023Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Em conversa com alguns estudiosos do meio ambiente e bacias hidrográficas, diferentemente das bacias hidrográficas de rios europeus, do Oriente Médio e Ásia, a do rio Taquari é considerada jovem (considerando eras geológicas) e sua civilização começou a surgir de forma mais contundente no século XX, sem o mesmo tempo de observação secular de outros povos. Neste contexto, em muitos aspectos o RS, o Brasil e a América toda ainda são muito “jovens”, tanto para ocupação urbana como do solo. O ideal, segundo o que dizem os mais antigos (que já fizeram a curva da ‘ganância/energia’), em várias partes do mundo, seria cultivar grãos nas várzeas apenas em épocas de secas, quando se deve recuperar o solo das partes altas com pasto/ pastagens. Em épocas chuvosas fazer o contrário para diminuir riscos. Num todo, também observar orientação solar, ventos e outras peculiaridades que influenciam na segurança habitacional e alimentar. A oferta de crédito (renegociável a perder de vista a interesse de quem?), velocidade da transformação da tecnologia e compartilhamento das informações deixou tudo parecer muito simples, com impressão de que resultados do progresso devem ser para ontem. Em muitas tomadas de decisão é preciso ter em mente que certos negócios só são interessantes para os outros. Sempre há possibilidade de se sair perdendo em vários aspectos. Têm coisas que é melhor deixar para depois, outras não. Entre os ‘culpados’ e responsáveis, vários inocentes e desatentos.

    MENINO DE SETE ANOS ESTREIA NA XXII CAVALGADA REGIÃO DOS VALES

    No último fim de semana, o menino Matheus Arne, de apenas sete anos de idade, morador do Centro de Travesseiro, fez sua estreia na XXII Cavalgada Região dos Vales. Juntamente do grupo de cavalarianos do CTG Travessia Crioula, entre os dias 22 e 26 de novembro, percorreu 170km a bordo de seu cavalo Lobuno, pelos municípios de Coqueiro Baixo, Nova Brescia, Travesseiro, Marques de Souza, Capitão, Encantado, Muçum, Vespasiano, Dois La[1]jeados e São Valentim do Sul. Filho de Signei Arne e Greice Deves, Matheus tem cultura tradicionalista presente desde berço, assim como sua irmã Heloisa de três anos que cavalga com o irmão nos fins de semana. O estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Pretto, é motivo de orgulho dos familiares, amigos e demais tradicionalistas do CTG Travessia Crioula. Entre os demais cavalarianos do CTG Travessia Crioula estiveram presentes: Matheus Henrique Zanatta, Signei Arne, Raul Ivan Delazeri, Marciano Luiz Steiger, João Gabriel Southier, Adelar Southier, Fernando Tovar de Castro e Nilvo Giovanaz, além do carro e uma caminhonete com carretão de apoio conduzidos por Iverni Fernandes e Pedro Ademir Dewes.

    GRE-NAL BENEFICENTE É NESTE DOMINGO

    O grupo de amigos Encontro das Antigas realiza neste domingo, 3, mais uma edição do Gre-Nal beneficente. Desta vez, a arrecadação do evento será destinada ao menino Benjamin Emanuel, de quatro anos, que tem a Síndrome de Deleção 1p36, uma condição que afeta o desenvolvimento genético e a imunidade da criança. O evento ocorre na sede do Milton (campo do Chapisco), na rua São Cristóvão, no bairro Barra do Forqueta, a partir das 14h. O ingresso custará R$ 5 e haverá sorteio de brindes para o público presente. O Gre-Nal está marcado para às 15h. Os elencos dos times de Grêmio e Internacional serão formados por integrantes do grupo Encontro das Antigas e amigos da turma. Serão distribuídos doces e brinquedos para as crianças presentes no evento. Também haverá a venda de uma rifa, no valor de R$ 5, para arrecadar fundos ao menino Benja, que necessita de tratamento com remédios e para a realização de consultas extras e deslocamento. Ele mora no bairro Campestre, em Lajeado, com a família. O grupo Encontro das Antigas é conhecido por organizar eventos solidários. A turma é formada por amigos de infância e adolescência de meados dos anos 1990, que desde 2018 se reúnem para jogar futebol, confraternizar e relembrar histórias que marcaram a juventude dos integrantes na época em que eram estudantes da Escola São Caetano. Os organizadores convidam a toda comunidade para prestigiar o evento e também a ajudar o garotinho Benja.

    O Alto Taquari

    Postagens Relacionadas

    Estradas de Linha 32 e do Morro Gaúcho estão sendo alargadas

    17 de outubro de 2025

    BLINDANDO QUEM?

    17 de outubro de 2025

    A história retratada na Festa das Cavalhadas

    17 de outubro de 2025

    AMIGOS PARA SEMPRE!

    17 de outubro de 2025
    Não perca

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    As lideranças comunitárias e representantes de entidades de Arroio do Meio serão homenageadas nessa segunda-feira,…

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Evento destaca o papel das lideranças no desenvolvimento das comunidades arroio-meenses

    20 de outubro de 2025

    IBGE fará pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

    19 de outubro de 2025

    Arno e Jaci Schmitt: é bom viver na simplicidade e em meio à natureza

    19 de outubro de 2025

    Arroio do Meio terá Centro de Referência de Atendimento à Mulher

    18 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.