Quatro arroio-meenses participaram do percurso de 67 quilômetros que desceu as águas do rio Camaquã, entre os dias 11 e 14 de janeiro. A aventura foi organizada por Marcelo Trindade, de Taquari, e Ricardo Mazzini, de Montenegro, e contou com 24 remadores de 16 municípios diferentes. No total, participaram 27 pessoas e a cadelinha Mel, mascote do grupo que também fez o trajeto. João Paulo Reis Aires, Elisson Matte, Davi Both e Luciano Brentano representaram Arroio do Meio.
O percurso iniciou no município de Santana da Boa Vista, no Passo das Carretas, passou por Piratini e terminou no Vau dos Prestes, em Encruzilhada do Sul. A turma chegou no local de partida no dia 11 e acampou até o dia seguinte. A descida do rio começou na manhã do dia 12. Foram percorridos cerca de 30 quilômetros no primeiro dia, quando os caiaqueiros enfrentaram ventos fortes no trajeto. “O vento batia nos paredões e se parássemos de remar ele empurrava de volta rio a cima. Por isso, estendemos a remada no primeiro dia para passar os paredões”, conta João Paulo.
No segundo dia, foram percorridos 28 quilômetros e o restante do trajeto foi finalizado no último dia. “Quando chegava perto das 16h, começávamos a procurar um local para o acampamento, onde havia lenha, sombra e um bom lugar para pescar”. O grupo preparou churrascos, carreteiros e outros pratos durante os três dias e, apesar de muitos não se conhecerem, todos foram bem acolhidos uns pelos outros. Esse percurso é realizado uma vez ao ano, geralmente em janeiro.
Foto: Divulgação