A 32ª edição do Festival da Canção Arroio-meense (Festicam) ocorre neste domingo, 25, na Rua de Eventos, no Centro de Arroio do Meio. A programação inicia às 17h30min com show de abertura da banda Essência Musical.
Em seguida, começam as 16 apresentações de novos talentos de Arroio do Meio e região. A banda Barbarella encerra a programação da noite com um show especial. O evento é gratuito e toda a comunidade está convidada para prestigiar.
Como surgiu o festival
A primeira edição do Festicam ocorreu em 1985. Paulo Schnorr, o ‘Tety’, foi quem teve a iniciativa de criar o festival. Ele participava do grupo Semear, da igreja católica, e do grupo Bokagy, formado por uma turma de jovens. Os dois grupos realizavam promoções e eventos beneficentes para arrecadar fundos para doação.
Como o Festival Regional da Música Popular do Alto Taquari (Frempat) não ocorria mais há alguns anos na época, Tety decidiu, junto dos grupos que participava, criar o Festicam. “Não havia mais nenhum evento musical na região, então pensei em criar um festival aberto aos novos talentos, mas sem ser um concurso”, explica Tety.
O Frempat era um concurso musical em que os artistas eram avaliados e os melhores recebiam premiação. A ideia do Festicam era diferente. “A intenção era dar oportunidade para quem quisesse subir no palco e se apresentar”, conta Tety.
Primeiras edições
As três primeiras edições ocorreram no antigo Cine Teatro Real e era cobrado ingresso. Todo valor arrecadado era destinado à doação. A quarta edição teve como sede o antigo ginásio Polivalente, em 1988. De 1989 a 1992 não teve festival. A quinta edição voltou para o Cine, em 1993.
Em 1994, ocorreu o primeiro festival no antigo Calçadão, hoje Rua de Eventos, de forma gratuita e com apoio da prefeitura. Em 1995, devido à chuva, as quadras cobertas do antigo CNEC foram palco para os artistas. Ainda ocorreu uma edição, em 1996, no União de Arroio Grande, com cobrança de ingresso.
A partir de 1997, todas edições ocorreram no antigo Calçadão, hoje Rua de Eventos, sem a cobrança de ingresso. Esta será a 26ª edição do festival no local que virou marca registrada do evento. No total, esta será a 32ª edição. Em 2020 e 2021 não teve festival devido à pandemia e no ano passado, 2023, a grande enchente de setembro impediu a realização do evento, que foi transferido para este domingo, dia 25 de fevereiro.
Mudança no formato
Inicialmente, o Festicam aceitava inscrições de bandas. Porém, o público ficava impaciente com a demora entre as apresentações, devido à montagem e troca de instrumentos, então, o organizador Tety resolveu mudar o formato e o festival passou a aceitar apenas apresentações solo, de dupla ou trios (voz e violão). Assim segue até hoje, com bandas convidadas realizando os shows de abertura e encerramento.
Barbarella fará sexta participação
A banda Barbarella volta ao palco do Festicam pela sexta vez, sendo a banda que mais se apresentou no festival. A última vez foi na edição de 2022. Ivo Spohr, líder da banda, comenta sobre a importância do festival. “É muito importante tanto para os professores que estão envolvidos, quanto para os alunos e artistas que se apresentam. A comunidade tem a oportunidade de avaliar e prestigiar os novos talentos. Deveriam ter mais festivais desse tipo.”
Palco de oportunidades
A professora de violão e técnica vocal, Simone Buttini, enxerga o Festicam como uma oportunidade para novos talentos. “Isso impulsiona eles para uma carreira profissional, quem sabe. O Festicam abre portas para quem quer seguir cantando.” Nomes recentes como Júlia Zimmer e Laura Froner tiveram suas primeiras oportunidades no palco do Festicam. Hoje, seguem carreira profissional com um futuro promissor na música.
Simone também já se apresentou algumas vezes no palco do Festicam, inclusive na primeira edição em 1985. Neste ano, seis alunos da professora sobem ao palco. “Tenho sorte porque tenho alunos ótimos, com vozes maravilhosas. São lindos talentos que devem ser mostrados.” Os professores de música Ermilo Berté, Betânia Bersch Delazeri e Iberlan Ferreira também terão alunos se apresentando no 32º Festicam.
Quadros
Artistas do 32º Festicam
Raquel de Lima Sehn
Eduarda Laís Lutz
Maria Aline de Oliveira Buhl
Katherine Reckziegel
Mirela Valcarenghi Queiroz
Adriane Valer
Giovana Martini e Maria Cecília Damasio
Maria Eduarda Vidaletti
Manuela Berté
Maria Eduarda Leidens Kunzler
Giovanna Carolina Gasparotto Führ
Luísa Noll Majolo
Amanda Liesenfeld Scheid
Betina Majolo
Tássia Scherer
Aline Roberta Kollmann Rockemback
Programação
17h30min – Show de abertura com a banda Essência Musical
18h – Início das apresentações
20h30min- Show especial com a banda Barbarella
Foto: Daiane Laís Kalsing/Arquivo