Como forma de lembrar e reverenciar Nossa Senhora dos Navegantes, a comunidade católica do bairro Navegantes de Arroio do Meio realizará missa e a tradicional procissão. A celebração ocorre, na noite desta sexta-feira, dia 2, na Capela que fica na Rua Campos Sales, a partir das 19h30min, sendo que as pessoas podem levar seus objetos religiosos como velas, imagens, bíblia, água, entre outros para a benção. No domingo, dia 4, às 9h, ocorre a caminhada pelas principais ruas do município com saída da igreja do bairro.
“Neste ano, não temos condições de fazer a festa social com o almoço e baile de tarde em função das enchentes que ocorreram no ano passado. Estão reconstruindo o espaço e ainda tem muito a ser feito. No entanto, não vamos deixar passar em branco, porque é a 112ª Festa em 2024. Celebraremos com a procissão um pouco mais longa, passando pelo posto de saúde, capela mortuária e Escola Construindo o Saber. Depois vamos até o rio e faremos a tradicional travessia com a imagem da santa se o tempo permitir. Logo após, terá uma missa no salão da comunidade”, frisa o padre Alfonso Antoni.
Lourdes Zanatta Both que auxilia na comunidade Nossa Senhora dos Navegantes e reside no bairro cita que limpeza são feitas nos espaços para as celebrações. “Ainda estamos na lita depois de tudo que aconteceu. Convido para que as pessoas participem, mas sabemos que podemos ter um número menor, pois muitos moradores do bairro não estão mais aqui depois das enchentes. Mesmo com todas as dificuldades, vamos homenagear a nossa santa.” De acordo com ela, um projeto para uma nova construção do salão da comunidade é planejado. “O que não caiu precisou ser derrubado, pois foi muita destruição. Seguimos para tornar essa mudança realidade.”
NÃO PERDER A FÉ
Apesar da tragédia que assolou o município e do Vale do Taquari em setembro e novembro, Antoni lembra que Nossa Senhora dos Navegantes está relacionada com as águas e protege os marinheiros, pescadores e aqueles que atuam nos rios com suas funções. Portanto, a celebração e homenagem a ela são importantes e necessárias neste momento.
“Sabemos que a água é fonte de vida, mas também tem sua força destruidora como vimos. Não podemos esquecer jamais de nossa fé. Deus e Nossa Senhora não nos livram de todos os problemas. Algumas pessoas até falaram que se foi colocado o Cristo Protetor em Encantado, deveria ter nos poupado de tudo isso. No entanto, o divino respeita a natureza. Crer não nos livra das dificuldades sejam quais forem, mas a fé ajuda a ter Deus do nosso lado e a santa para enfrentarmos. E Nossa Senhora dos Navegantes sempre foi essencial para nós e será muito mais no período de reconstrução das casas, das histórias e das vidas que ainda vai levar um tempo. Quem cultiva e tem a espiritualidade no seu dia a dia faz a diferença.”
Foto: Carolina Schmidt