Pelo menos sete partidos estarão na disputa das eleições municipais de Arroio do Meio em 2024. O PP, PDT e Republicanos devem dar continuidade a coligação do atual governo municipal. O principal partido de oposição, o MDB, está mais alinhado com o recém-criado Cidadania, mas segue em diálogo com demais siglas. O PT, que já teve vereado[1]res e esteve nos governos municipais enquanto vice em três oportunidades, se articula para composição majoritária. O PL também busca estar entre os protagonistas. Pelo cenário, existe a probabilidade de até quatro candidatos à majoritária e 84 candidatos para proporcional. Também é ventilada a possibilidade da participação do Podemos no pleito. Os representantes irão se pronunciar após uma reunião regional que deve ocorrer neste mês.
PDT DESTACA UNIÃO DA COLIGAÇÃO
Com 300 filiados, o PDT de Arroio do Meio pretende dar continuidade a atual coligação com o PP e Republicanos, a base do atual governo. O presidente da sigla e secretário de Obras, Cristian Sant’anna Perin destaca a união da coligação, que tem como vice-prefeita a professora Adriana Celestina Meneghini Lermen. O partido tem como vereador e líder de bancada, o professor e ex-prefeito Nelson Paulo Backes. Ao longo da Legislatura assumiram os suplentes Rogério Nunes e Gustavo Dente. Ocupam cargos de chefia, os subprefeitos de Arroio Grande, Odair Werner, de Palmas, Ângela Wilsmann e os secretários de Administração, Áurio Paulo Scherer e de Educação Iliete Winck. Perin destaca ainda o diálogo com demais siglas. A primeira reunião oficial do partido em 2024 será no próximo dia 19. A sigla irá concorrer com 12 candidatos a vereador. O PDT foi fundado em 1980.
PP EVIDENCIA COLIGAÇÃO SEM DESGASTES
O PP de Arroio do Meio irá avaliar os quadros de pré-candidatos ao Executivo e Legislativo nas próximas reuniões internas. O presidente da sigla e secretário do Planejamento, Carlos Rafael Black destaca o bom relacionamento da atual coligação com PDT e Republicanos, sem desgastes, que tem como prefeito o progressista Danilo José Bruxel que pode buscar o inédito quarto mandato. O partido é o maior em filiados, com 1,2 mil integrantes. Na Câmara de Vereadores tem quatro cadeiras, tendo como titulares José Elton Lorscheiter, o Pantera, Roque Haas, o Rocha, Vanderlei Majolo e Alessandra Brod. Ao longo da legislatura, assumiram os suplentes Osvaldo de Freitas, o Traíra, Gilmar Ost, Fernando Petry, Mariah Kunzler e Ricardo Leopoldo Liesenfeld. O partido segue em diálogo com outras siglas e não descarta a ampliação da coligação. Com os cargos de chefi a estão os secretários da Indústria, Comércio e Turismo, Jonas Reinaldo Schwarzer, secretário da Fazenda Valdecir Leandro Crecencio e da Saúde, Gustavo Kasper, além do subprefeito de Forqueta, Aristides Köelzer.
MDB MAIS PERTO DA COMUNIDADE
O MDB de Arroio do Meio, tem como principal candidato a majoritária, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Sidnei Eckert, que atualmente é assessor parlamentar dos deputados estadual Luciano Silveira e federal Alceu Moreira. De acordo com o presidente da sigla e presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Kreutz, o nome para vice segue sendo analisado em pesquisas internas, assim como não está descartada aproximação com outros partidos, apesar de uma tendência por chapa pura. O partido mais próximo para uma coligação é o Cidadania. Kreutz observa que quanto mais a oposição se dividir em mais vias, mais difícil será derrotar os atuais mandatários. Contudo, destaca a tradição emedebista em Arroio do Meio, em gestões voltadas para o bem-estar das pessoas e famílias, manutenção da empregabilidade em períodos críticos, sem deixar de lado obras de infraestrutura. O presidente também destacou o engajamento dos deputados emedebistas nas demandas locais apesar do partido estar na oposição, e lamenta a falta de esforço do governo em melhorar contrapartidas para qualificar ainda mais o uso dos recursos públicos.
O CONSERVADORISMO DOS REPUBLICANOS
O Republicanos pretende dar continuidade a sua participação na coligação com o PP e PDT. Fundado em 2015, o partido com 80 filiados irá apresentar 12 candidatos ao Legislativo. O presidente Israel de Borba, destaca que o Republicanos irá intensificar as reuniões e principalmente difundir ainda mais as bandeiras ultraconservadoras da Igreja Universal e demais ramificações de direita.
PT VAI DISPUTAR MAJORITÁRIA
Com 210 filiados, o PT tem uma contribuição importante ao longo de sua história de atuação em Arroio do Meio com vereadores, dois vice-prefeitos e uma vice-prefeita. Além da atuação de suas lideranças tanto no poder público quanto na sociedade em geral. Outro fato relevante é que o partido está na presidência da República, pela quinta vez eleito democraticamente, o que auxilia na busca de recursos e projetos para o município. De acordo com a presidente Carla Schröeder, nesse sentido, pela história passada e presente, pelos quadros qualificados, experientes, pelos serviços prestados, o PT tem todas as condições de apresentar candidatura majoritária ou fazer parte de coligação compondo uma chapa majoritária. “Não temos uma definição se faremos coligação ou não, devido ao fato de a conjuntura estar em transformação e o peso de cada ator pode variar até o momento da definição. O fato é que o PT vai estar na disputa majoritária, coligado ou não”. Carla observa que os líderes da sigla têm consciência da importância de recuperar o papel do Esta[1]do, de estar a serviço do público e não do privado, da enorme tarefa para resolver os problemas históricos da sociedade. “Nesse sentido, o enfrentamento à emergência climática é uma das bandeiras, principalmente considerando a nossa realidade e a necessidade de moradia para as famílias atingidas pelas cheias, a educação em tempo integral, o combate às causas da violência, saúde de qualidade como um direito para todos, a valorização dos pequenos agricultores, aos pequenos comerciantes, incentivo à cultura local e a proteção aos animais. Além disso, é importante mencionar que uma das nossas características, municipalmente, é buscarmos uma maior participação das mulheres na política”. O PT de Arroio do Meio foi fundado em 1981 e realiza reuniões periódicas, conforme demanda.
PL QUER SER A PRIMEIRA VIA E CONSTRUIR NOVOS LÍDERES
Fundado em 27 de abril de 2021, com mais de 300 filiados e uma procura crescente por mais filiações, o PL de Arroio do Meio, está dando sequência a construção e fortalecimento da agremiação em âmbito municipal e regional. O presidente André Vianini, que é representante comercial de uma indústria de produtos terapêuticos e vigilante, avalia que a derrota para o PT em âmbito nacional foi positiva para o país acordar e a direita se organizar, com a união das classes produtivas, do funcionário ao patrão, e políticas, do vereador ao presidente. “Só estamos esperando as caravanas do PT, porque as lives do presidente Lula já foram um fracasso. A maioria dos eleitores vai mostrar sua força contra a opressão nas urnas de forma silenciosa. Os resultados e circunstâncias evidenciam que a condução da última eleição foi obscura. Queremos o retorno do voto impresso e contagem pública”, contextualizou Vianani, que lamenta os diversos casos de perseguição política para enfraquecer a direita e diz acreditar numa anistia contra os injustiçados em 8 de janeiro de 2021 em breve. Com reuniões semanais, encontros comunitários quinzenais e conferências regionais trimestrais, o PL segue avaliando nomes internos e viabilidade de nomes externos para candidaturas, tanto para majoritária como proporcional. Apesar da tendência por chapa pura, o partido não fechou o diálogo com demais siglas. Vianini também destaca conquistas de recursos federais para Saúde (R$ 100 mil – deputado Marcelo Moraes) e Videomonitoramento (R$ 400 mil – deputado Ubiratan Sanderson). Entre as bandeiras municipais, estão melhorias nas políticas públicas da Saúde, Educação, Defesa Civil, Segurança Pública, Esporte, Cultura, Lazer, Indústria, Comércio e Agricultura. Além de promover de forma saudável a discussão de pautas federais no município, buscando a regionalização política e doutrina das futuras gerações, quanto ao respeito à Constituição, família, defesa da vida desde a convenção, liberdade de expressão, direito de legítima defesa, combate às drogas e ao crime organizado, invasão de propriedade e direito à herança, defesa do agronegócio de pequeno a grande porte e redução da carga tributária. “O município terá um salto de crescimento jamais visto. Vamos trazer escolas cívico-militares para a região. Decentralizar as ações de governo dando autonomia e cobrando resultado dos secretários. Escolheremos pessoas capazes de contribuir com a sociedade, independentemente de tempo de partido e filiações. Precisamos dar exemplo de que Arroio do Meio pode mais construindo novos líderes e referências. Seremos parceiros em solucionar as demandas dos vereadores que conquistam seu espaço de forma legítima”, destacou. O Cidadania aguarda definições em conjunto com a federação formada com o PSDB.
Foto: Freepik