Motoristas que utilizam a Ponte de Ferro, entre Arroio do Meio e Lajeado, estão insatisfeitos com a manutenção dos pranchões de madeira. Além de estarem soltos em alguns pontos e aumentarem a sensação de dificuldade em manter um veículo em linha contínua, o aparecimento de pregos, exige cautela redobrada, especialmente de motociclistas.
O secretário do Planejamento de Arroio do Meio, repassou a demanda da reforma para o departamento de Serviços Urbanos, que irá fazer uma avaliação do tipo de intervenção ideal. O principal cartão postal de Arroio do Meio, resistiu as enchentes de setembro e novembro de 2023.
ULTRACONSERVADORISMO POLÍTICO – O presidente do partido Republicanos de Arroio do Meio, Israel de Borba, confirmou seu desligamento da função de assessor de departamento da prefeitura de Arroio do Meio. No cargo era responsável pela tramitação de contratos e contribuições de melhorias e ITBIS. Antes disso, De Borba, já havia atuado como assessor jurídico do município e chegou a presidir a Associação dos Menores de Arroio do Meio. Também foi Policial Militar por mais de dez anos. Israel pretende se dedicar mais advocacia e representação de tecnologia em energia solar e prestação de serviços com mini máquinas. No mesmo partido do senador Hamilton Mourão, pretende difundir com mais intensidade uma ultraconservadora de direita em Arroio do Meio (páginas 08 e 09).
PRÓTESES PARA TODOS – Com um investimento próximo a R$ 1 milhão, o município de Travesseiro zerou a fila de espera por próteses ortopédicas. A iniciativa atendeu 46 munícipes que estavam com dor e dificuldade de locomoção. As cirurgias foram realizadas no Hospital São Vicente de Paula de Passo Fundo. Para o prefeito Gilmar Southier, ver as pessoas sem dor e retornarem a uma vida normal é uma realização maior do que obras de infraestrutura que também são importantes. O projeto é inédito em âmbito estadual e será retomado a medida da demanda.
Às 14h o município promove no Clube Esportivo Travesseirense encontro para reavaliação, troca de experiência e prestação de contas com a comunidade que realizou a cirurgia de próteses.
DESESTATIZAÇÃO X DESENVOLVIMENTO – Em decreto publicado na quarta-feira no Diário Oficial da União, o governo federal incluiu 14 trechos de rodovias federais no Programa Nacional de Desestatização. O PND tem como objetivo transferir para iniciativa privada a administração de estruturas públicas. Sete dos trechos são gaúchos: três delas na BR-116, dois na BR-158, um na BR-290 e BR-392, nenhum atinge diretamente o Vale do Taquari.
Políticos e líderes locais estão na expectativa de novo leilão para concessão da ERS-130, que deve ser anunciado ainda no primeiro semestre deste ano. O secretário de Administração Áurio Paulo Scherer, pretende buscar mais informações durante o anuncio de mais uma etapa do Programa Pavimenta RS que ocorrerá nas próximas semanas. A região aguarda duplicação com viadutos e praças free-flow.
Em fevereiro, Arroio do Meio, deverá abrir os envelopes da licitação da nova escola Getúlio Vargas. O plano de obras será apresentado para comunidade em 7 de março.
AGENTE EPIDEMIOLÓGICOS MIRINS E VACINAS PRIVADAS – Depois das enchentes de setembro e novembro, até o momento, sobraram poucas larvas de mosquito Aedes Aegypti que transmitiram a dengue em Arroio do Meio (página 05). Até ontem eram zero casos suspeitos. A preocupação dos agentes epidemiológicos é o ressurgimento de casos em fevereiro e março, que costumam ser mais preocupantes. Além das campanhas de conscientização nas comunidades e escolas, está em estudo o treinamento de agentes epidemiológicos mirins. O RS foi excluído da campanha nacional de vacinação. A dose da vacina privada na região custa em torno de R$ 300. São necessárias duas doses para imunização. “Durante as vistorias, as pessoas até nos alegam que trocam a água dos pets com frequência, mas a presença de larvas não mente”, dimensiona o agente Rui Horst, que revela que por centímetros cúbicos de lâmina da água são centenas de larvas.