O secretário do Planejamento, Carlos Rafael Black, revelou que a troca de madeira e mão de obra na Ponte de Ferro estão em fase de licitação emergencial. Para os 51m do lado de Arroio do Meio, serão necessários 47m³ de cerne de eucalipto vermelho, para caibros com diâmetro de 30cmx20cm, pranchões de 8x20cm e guias de segurança de 15x20cm (todos os cortes terão 5,4m de comprimento).
A estimativa é de que o valor ultrapasse R$ 200 mil, pois o cerne de eucalipto vermelho é mais caro e difícil de achar em serrarias e a mão de obra precisa ser especializada dentro das normas técnicas de segurança de trabalho em altura. Depois de iniciada a obra deve ser concluída em 45 dias, porém, a evolução depende de fatores climáticos. Neste período a ponte ficará interditada e o único acesso a Lajeado será pela ERS-130.
Segundo Black, a última reforma geral da ponte ocorreu há cerca de 15 anos, no segundo governo do atual prefeito Danilo Bruxel. Desde então, ambas administrações intercalam a manutenção da estrutura com a substituição das matérias e reforço.
As enchentes de setembro e novembro de 2023 não provocaram danos no pilar central e nem na estrutura de ferro. As cabeceiras são em cima de uma rocha. “A reforma já estava em fase adiantada no cronograma e não vai ocorrer por causa deste suposto incidente com este veículo”.
PRANCHÃO SOLTA E DANIFICA RODA DE CAMIONETE NA PONTE DE FERRO
Na tarde desta terça-feira, um motorista que não quis se identificar, compartilhou imagens de que teve a roda de sua camionete danificada sobre a Ponte de Ferro entre Arroio do Meio e Lajeado. Segundo ele, um pranchão soltou e atingiu seu veículo. A precariedade dos pranchões tem sido alvo de críticas de motoristas e população nos últimos meses. O próprio motorista disse ter constado que na manhã de quarta-feira, o pranchão ainda estava solto.
RESSARCIMENTO DE RODA X CUNHO ELEITORAL – O secretário de Administração Áurio Paulo Scherer afirmou que o proprietário do veículo com roda danificada na Ponte de Ferro será indenizado mediante a apresentação de Boletim de Ocorrência e comprovação dos fatos. Caso contrário, a Administração buscará a investigação de suposta montagem de cenário para cunho eleitoreiro. Não está descartado a busca de acesso a essas imagens de vídeos de celular por mandado judicial. As câmeras de vigilância da Ponte de Ferro, que poderiam ser utilizadas para comprovação dos fatos, não estão funcionando.
EXPLICAÇÃO OFICIAL PARA TOMBO – O presidente da Liga Arroio-Meense de Futebol Amador (LAFA) e vereador José Elton Lorscheiter (PP), o Pantera, negou que participou da contratação do elenco do Sport Club União de Arroio Grande para temporada de 2024. Revelou que até foi procurado pelos dirigentes para ser treinador, mas acabou não aceitando em razão de outras circunstâncias.
No fim de semana retrasado, ele acompanhou delegação de jogadores arroio-meenses em Venâncio Aires. Seu carro particular, um Corolla, estava com problemas na parte elétrica e ele estava com um veículo da marca Peugeot. “Pelo marcador de combustível, havia gasolina no carro. Mas acabou tendo pane seca. Rodei com ele na banguela (sem marcha engatada), e quando saí do carro, tentei me escorar na porta, mas continuou se movimentando e me desiquilibrei”, detalhou Pantera, que está sem ingerir bebidas alcoólicas desde dezembro, após fazer cirurgia bariátrica, que lhe rendeu uma perda de 17,5kg.
CRATERAS EM ARROIO GRANDE – Em reunião da comissão pró-asfalto de Arroio Grande, para definição de data para inauguração, o integrante Wanderley Theves, o Xumby, cobrou o conserto de duas crateras nas imediações da propriedade da família Friedrich. Segundo ele é inadmissível convidar autoridades estaduais com asfalto estragado há pelo menos dois anos. Xumby convida a todos para a 18ª edição da Boate de Garagem, que ocorre no Centro de Lazer Arroio Grande, em 9 de março (mais detalhes na página 03 do Cotidiano).