Terminou o carnaval. Tudo parece voltar ao normal. Reza a lenda que sempre foi assim no nosso país tropical e do carnaval.
Hoje, resolvi escrever para os alunos, que, se na ausência deles alguém me ler, perfeito também; que os pais façam essa leitura- a leitura dessa crônica.
Esse ano letivo vai ser bom para aquele aluno que realmente quiser. Parece clichê, mas não é. A escola quem faz, também é, principalmente, o aluno.
O estudo nunca foi sinônimo de algo fácil, e nem poderia ser. Aprender algo novo é sair da zona do conforto e se deparar com um horizonte de possiblidades, hipóteses e construções a fazer. Então, muita prática faz esse campo do conhecimento ficar melhor assimilado.
Gentileza gera gentileza. O que pais e professores querem é que o colégio seja um palco de valores e de formação de cidadãos do bem e que não provoquem atritos e discriminem ou desrespeitem alguém. Importante sempre se colocar no lugar do outro.
Nos educandários há regras e que bom que elas existem, a sociedade, aqui referindo-me ao mercado de trabalho e na própria casa, há questões a cumprir para que haja organização e as coisas funcionem. Então, importante respeitar horários, combinados de turma e combinados do professor para as aulas. No cumprimento e no entendimento, tudo vai funcionar bem em 2024 nas escolas.
Entenda, que seus pais sentem orgulho de poderem-lhes oferecer o estudo, que muitos deles não tiveram. O mínimo que você pode fazer, é devolver em dedicação e atenção nas aulas. Nota máxima, é bom. Mas o máximo é dedicação, sonhar com as oportunidades que a escola oferece.
Sonhar. A sala de aula é um espaço para poder almejar o futuro que se quer e a vida tão desejada. Ter sonhos é o que nos faz acordar todos os dias e ir em busca deles. A escola, sem dúvida, ajuda a concretizá-los.
Estar em sala de aula é o compartilhamento de ideias, de conhecimento, de valores, de experiências, portanto é onde você tem um segundo lar e a família que podemos construir. Amigos e colegas são nossa família querida!
Infelizmente, a realidade que vemos, em muitas escolas, é o desrespeito de alunos com professores e o descumprimento de regras de funcionamento, especialmente como excesso de faltas, atrasos e a falta de pertencimento. Falta de pertencimento significa que a escola não é o lugar que se quer estar, e quando isso acontece, nada acontece. Justificando a frase anterior, quero dizer que não gostar de estar na escola é não querer estudar e atrapalhar outros alunos que querem um futuro, a partir do estudo. Acreditem, há alunos que vão para os educandários para incomodar, brigar e só comer merenda.
Atendo a muitos pais, e a partir de outras experiências, vejo como pais sofrem para fazer com que os filhos, que vocês, alunos, entendam, que o que ele podem dar de herança mais preciosa a vocês é o estudo. Eles vêm em vocês o futuro que não tiveram. Noto a alegria de verem avaliações, boletins e diplomas dos filhos. Pense em você e neles. Estudar é o futuro para qualquer profissão. Todas as profissões nasceram a partir do estudo. E, de novo, nada é fácil, e por essa razão mesmo, essas coisas doloridas e feitas com muita dedicação são tão valorizadas. Acredite!
Ser curioso te faz estudar, ocupar a mente positivamente; é querer estudar para ser alguém na vida, trazer alegria aos pais, construir possiblidades, trocar ideias, criar relações com professores e colegas… Isso tudo faz com que essa crônica tenha sentido.
Adoro estudar e não parei ainda de estudar. Somos estudantes quando entendemos que sabemos pouco e que, com o que aprendemos podemos ajudar os outros e a construir uma sociedade melhor e mais justa.
Um ano letivo tem 200 dias de infinitas possibilidades. ‘Bora lá’, estudar muito e fazer desse país, além do país tropical e do carnaval, um país de pessoas cultas. E ninguém, nos segura!