A Comunidade Evangélica Luterana São Paulo de Arroio do Meio completa 120 anos. Além dos luteranos do município, também atende Linha Cairu em Travesseiro, Capitão e Encantado. Atualmente, são 1.420 membros que fazem parte da congregação. Para celebrar os mais de cem anos de história, haverá várias programações em que será abordado o tema. O ponto alto será o culto de 16 de março, às 19h, com a presença do presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), o Reverendo Geraldo Schüler. Haverá música e coral, após jantar festivo no ginásio PA-Rural no valor de R$ 40,00 por pessoa. Os cartões estão à venda com a diretoria.
“Mais de um século de existência mostra que somos de Deus, pois se não fôssemos, não estaríamos mais aqui. Deus que conduz e está acima de tudo isso e somos os instrumentos que somos usados para levar a fé e o trabalho adiante. O que se ensinava há 120 anos ainda se ensina hoje, pois a doutrina não altera e será sempre assim. Que consigamos ficar firme na doutrina bíblica verdadeira para levar a salvação, palavra e vida eterna para as pessoas. Temos o lema de levar Cristo para todos. E que possam vir mais 120 anos. Toda a nossa história está ligada com Deus e é de muita seriedade. Todos são bem-vindos em nossa congregação”, explica o pastor Jair Erstling. O lado social também é marcante e caminha lado a lado com a fé.
O pastor lembra que a preocupação sempre esteve no grupo, pois, por cem anos a igreja manteve uma escola. “Sempre tivemos a preocupação em ajudar orfanatos, asilos e demais escolas. Como uma entidade maior no Brasil, temos um trabalho de auxílio espalhado pelo mundo. Na África, por exemplo, tem um grande trabalho. Nas enchentes que passamos ano passado, ajudamos muito e tivemos apoio de todo o país. Acolhemos, recebemos e distribuímos doações.”
HISTÓRIA QUE VEM DE LONGE
O corretor de imóveis e bancário aposentado, João Carlos Hilgert, também estudioso da história regional e membro da congregação, pesquisa a história da comunidade que chegou aos 120 anos. Ele explica como a caminhada da fé evangélica luterana iniciou no município e região. No ano de 1904, o Sínodo Luterano do estado Missouri, que fica nos Estados Unidos, enviou missionários para o Rio Grande do Sul, se organizava e formava uma nova igreja. Ao mesmo tempo, os evangélicos luteranos que estavam estabelecidos na Vila da Barra do Arroio do Meio e em São Caetano, já haviam formavam uma congregação, mantinham uma pequena escola e eram atendidos por pastores itinerantes que vinham normalmente de Teutônia ou de Conventos.
“No entanto, como eram em pouco número, as pessoas não conseguiam ser atendidas em sua plenitude. Decidiram convidar o Reverendo Carl Wilhelm Gustav Mahler, Presidente do distrito brasileiro do Sínodo do Missouri. Então, em 17 de fevereiro de 1904, após ter aceito o convite ele veio para cá e 13 famílias de Arroio do Meio e São Caetanos se reuniram. Houve culto e na sequência em assembleia, decidiram se ligar ao novo Sínodo e se formou a Congregação Evangélica Luterana de Arroio do Meio. Portanto, no ano de 1904 se fundou, a hoje, Comunidade Evangélica Luterana São Paulo e também a nível nacional, a partir do Sínodo de Missouri, nasceu a atual Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Celebramos em 2024, os 120 anos da comunidade local e com orgulho o município vai sediar o grande culto nacional dos 120 anos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil em junho.”
IMIGRANTES
Hilgert ainda conta que a comunidade São Paulo também é fruto dos imigrantes de fala germânica. “A Imigração alemã iniciou no Rio Grande do Sul em 1824, há 200 anos e era formada por católicos, protestantes luteranos, a maioria, protestantes calvinistas em menor número e também alguns judeus. A chegada dos germânicos no Vale do Taquari começou em meados de 1850, especificamente em Arroio do Meio em 1860. No lado esquerdo do rio Taquari a maioria era protestante e o direito a maioria católica. A assistência espiritual de padres e pastores nas primeiras décadas era muito precária. Os católicos a partir dos anos 1880 começaram a ser atendidos por Jesuítas de fala alemã que vieram da Europa. Pastores protestantes também chegaram da Europa no início em menor número, mas tinham ajuda de pastores práticos. Portanto, a vinda dos missionários americanos e fundação de uma Igreja sediada no Rio Grande do Sul no início do século passado foi fundamental. Os evangélicos de Arroio do Meio na Forqueta e Palmas onde estavam em maior número se organizaram mais cedo e eram atendidos pelos pastores itinerantes. Em São Caetano, em 1900, se fundou a Comunidade Teuto Evangélica Palmital e São Caetano que é a, hoje, Igreja sediada no Bairro Aimoré que junto com a Igreja Evangélica de Forqueta e as de Palmas formam uma paróquia ligada a IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil). A Comunidade São Paulo mais as Congregações de Capitão, Picada Arroio do Meio, Bom Pastor de São Caetano, Cairu e Encantado também formam uma paróquia, ligada então a IELB.”