O Vale do Taquari recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e comitiva federal de maneira cordial e respeitosa na última nesta sexta-feira, dia 15, em Lajeado, sem maiores tensões e ampla participação da militância do PT, o que é normal. Embora nem todos os prefeitos fizeram questão em compartilhar imagens com o presidente, para não causar tensões com eleitores de direita, a maioria vai querer se aproveitar do clima de otimismo gerado pelos anúncios. Arroio do Meio foi dos municípios que mais recebeu anúncios de apoio, segundo analistas, graças ao empenho do secretário de Administração, Aurio Paulo Scherer, que tem uma relação histórica muito próxima do governo federal e Congresso Nacional, estando inclusive com Lula inúmeras vezes, antes, durante e depois dos dois primeiros mandatos, e também os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Dilma Roussef.
Segundo ele, o projeto já está no sistema do governo federal, só falta a liberação dos recursos. Sem desmerecer o empenho incondicional de Scherer, equipe do governo municipal e articulações, vale lembrar que, historicamente, nem todos os anúncios dos governos federal, estadual e municipal resultam em ações concretas. Quando ocorrem, geralmente demoram e às vezes sofrem reconfigurações. É o caso da ERS-482, que só está sendo inaugurada em 2024, porque os municípios pagaram 70% da obra. No caso, Arroio do Meio teve que financiar e a contrapartida do Estado não vai cobrir os juros do financiamento. Um absurdo pagar juros numa obra pública e fora outros ‘pactos’ do fim do século passado que ainda vão resultar em ‘danos morais’. E o projeto de saneamento da Funasa que seria viabilizado pelo PAC 2 (que teve problemas relacionados à empresa de projetos, troca de governos e mudança de pastas…)? Pelo menos a enchente mostrou que tem assuntos ainda mais delicados e de utilidade pública a serem resolvidos do que vaidades de padrinhos de ‘presentes’ atrasados. E o principal, a necessidade do bom convívio entre semelhantes apesar de injustiças e dificuldades. Não são só atingidos pela enchente e prefeituras que estão com dificuldades.
PROTESTOS PACÍFICOS NA VRS-811 – Está agendado para às 9h deste sábado, uma manifestação pacífica na VRS-811 entre Forqueta, Arroio do Meio e Cairu, Travesseiro. O asfaltamento da rodovia iniciou em 2021, mas desde junho de 2023, a obra não evolui de forma satisfatória perante aos contribuintes e políticos. A moradora de Cairu, Helen Henz, usa a via frequentemente para se deslocar da casa para o trabalho numa empresa em Dona Rita, Arroio do Meio, e vice-versa. “Só fazem serviços esporádicos para população não ter argumentos, mas nada consistente”. Segundo ela, serão instaladas placas e faixas com frases para sensibilizar o governo estadual e políticos locais para conclusão da obra. Segundo informações de bastidores, haverá dois pontos de concentração. Um em Cairu e outro em Forqueta. Os dois grupos farão caminhada até encontro na metade do trecho ainda não asfaltado.
LEGADO COOPERATIVO E SOCIAL – Foi cremado na quarta- -feira o corpo do médico pediatra Lucildo Drebes. Ele faleceu às 7h37min de terça- -feira, no Hospital Bruno Born de Lajeado, aos 85 anos de idade. Natural de Crissiumal e formado em medicina em 1968 pela Faculdade Católica de Medicina – atual Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Lucildo fez residência médica em pediatria na Santa Casa em Porto Alegre. Em 1970 passou a atuar na pediatria do Hospital Estrela. Em 1973 foi convidado a integrar o corpo clínico no Hospital Bruno Born de Lajeado, instituição em que atuou por décadas, onde enquanto especialista em neonatologia foi um dos responsáveis pela implantação da primeira UTI pediátrica. Ele também foi um dos fundadores da Unimed Vale do Taquari em 1971, fundador Fundef em 1992 e da Unicred em 1995. Atuou profissionalmente até 2012. Lucildo era casado com a jornalista arroio-meense Lourdes Kuhn, filha de Helmuth Kuhn, e pai de Maurício, Magali e Margareth. Praticante da arte real e defensor de uma sociedade mais igualitária e justa, era um líder dotado de uma inteligência e capacidade ímpar para ensinar e motivar aqueles que o rodeavam. Entre as diversas atividades desenvolvidas, Lucildo era Maçom, contribuiu com Ordem Demolay e escoteiros. Foi iniciado em 1996 na Loja Maçônica Verdadeira Harmonia de Cruzeiro do Sul. Foi um dos fundadores da Loja Maçônica Luz do Oriente de Venâncio Aires. Em 2018 integrou a instalação do Triângulo União, Lealdade e Sinceridade juntamente com outros obreiros da região para formar uma loja nos moldes alemão. Assim em 2021, instalou- -se a Loja Albert Einstein de Arroio do Meio. Deu sua contribuição eterna como doador dos terrenos onde será construído o templo maçônico de Arroio do Meio. Por ser do Rito Schröder, o principal praticado na Alemanha, junto a outros irmãos deixa em Arroio do Meio uma Loja Alemã. Lucildo era neto, de um dos construtores do primeiro templo maçônico do Vale do Taquari, em Teutônia, que também era do Rito Schröder e foi incendiado em 1922, durante a 1ª Guerra Mundial.