O Governador do Distrito 4700 do Rotary Internacional 2024 marcou presença em Arroio do Meio. Cesar Zavistanovicz e a esposa Edevanir Zavistanovicz estiveram no município na segunda-feira, dia 11, e cumpriram uma agenda de compromissos. O casal de Caxias do Sul, acompanhado de uma comitiva, visitou o Jornal O Alto Taquari para uma entrevista. Zavistanoviczfaz faz parte da entidade há sete anos, já presidiu o Rotary de seu município e desse julho do ano passado está na função de governador. Bancário aposentado, atualmente, se dedica as ações voluntárias. “O Rotary tem seus projetos muito organizados. Decidi participar pela causa, fui convidado por amigos. Para mim, a entidade significa pessoas em ação, além de proporcionar amizades duradouras e uma rede de solidariedade imensa que conecta propósitos.”
Conforme o governador, desde setembro, as atividades nos municípios estão intensas em função das enchentes que assolaram o Vale do Taquari e outras regiões do estado. Os rotarianos uniram forças para auxiliar as vítimas. “Visitando os locais atingidos temos a real dimensão de tudo que aconteceu. Estamos ajudando as comunidades, pois o nosso lema é se doar antes de pensar em si. Os companheiros tem desempenhado um papel fundamental na busca de recursos para doar aos seus municípios. Neste ano, o nosso lema está relacionado com criar a esperança no mundo e as ações estão de acordo, principalmente, quando o assunto são as enchentes. Precisamos trazer a esperança para as pessoas por meio da reconstrução. Já atuamos em tantas outras tragédias como o tsunami na Ásia há anos atrás. Ao unirmos forças, é possível a esperança.”
O Rotary ainda é engajado em outras grandes causas humanitárias como a campanha de irradicação da poliomielite, paz mundial e demandas na educação e meio ambiente. “Há 30 anos atuamos para acabar com a pólio no mundo. Atualmente, o vírus está ainda no Paquistão e Afeganistão, mas nos últimos três meses sem casos. Tudo que é arrecadado para ajudar na causa, o Rotary dobra o valor. Em relação a paz, criamos um centro na Ucrânia, esse é o desafio, assim como na Faixa de Gaza. Inclusive, na Ucrânia, cresceu o número de rotarianos em função dos auxílios.” Uma campanha de expansão para buscar recursos com empresas para o Fundo Rotário também está em andamento. “O que arrecadamos aqui fica no Brasil. Ano passado foram sete milhões de dólares e investimos nove milhões. É um repasse social que as empresas realizam.” Outra forte característica dos rotarianos, é dar continuidade ao trabalho dos dirigentes anteriores.
FORÇA DA MULHER
A esposa do governador, Edevanir, destaca o apoio que o Rotary dá para que as mulheres mostrem a sua força. Ela entrou dois anos depois do esposo e também já presidiu a entidade em Caxias. “O Rotary é solidariedade, companheirismo e amizade. Para as mulheres que fazem parte, é um caminho e meio de se identificar e dignificar. Somos incluídas no Rotary e participamos desde 1989. Temos a Casa da Amizade que reúne as mulheres rotarianas e que fazem um excelente trabalho. Como confecção de roupas para bebês que vem de famílias carentes. Nos fortalecemos na entidade e damos as mãos, aprendemos a liderar. É uma oportunidade que a mulher tem de mostrar as suas várias funções e capacidades”, afirma.
DEMAIS COMPROMISSOS
Na visita ao município, também houve encontro na prefeitura, visita na Árvore da Amizade na Praça Flores da Cunha, visitação nas áreas atingidas pela enchente com registro de entrega na Associação dos Menores de Arroio do Meio (Amam), ao Banco Ortopédico, a Sala das Margaridas, além de reunião geral e com presidentes de comissões e Conselho Diretor.
Foto: Osnir Marchini