Na infância a secretária escolar Laura Caroline Dörtzbach, de Travesseiro, tinha em mente diferentes e variadas profissões, entre elas, de ser professora. Adquiriu o gosto pela informática, pela edição gráfica, pela área da Educação e ainda, pela área da fotografia. No fim do Ensino Médio, no momento de escolher por um caminho profissional optou pela licenciatura em Pedagogia.
Aos 24 anos e com duas pós-graduações – Novas Tecnologias Educacionais e Secretaria Escolar – Laura desfruta todos os dias o sabor de poder mesclar suas paixões no ambiente que escolheu para trabalhar, a escola. Há três anos atua na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Pretto, em Travesseiro, na função de secretária escolar. O cargo lhe traz satisfação e realização.
A jovem profissional se define apaixonada também, além de todas as áreas citadas, pelo futebol e vôlei, pela família, pelos amigos e pela vida. Percebe as inúmeras oportunidades que o trabalho lhe oferece e almeja inovar cada vez mais, transformando o ambiente de todos que a cercam. Para Laura, o caráter, a confiança, a verdade e a gentileza são primordiais para bem desempenhar seu trabalho. “Acredito que o primordial é o que temos dentro da gente. Sem esses valores, o resto não basta e, com esses valores, você é capaz de todo o resto”.
AT – Você sempre quis ser secretária escolar? Quais eram os teus objetivos, os teus sonhos?
Laura Caroline Dörtzbach – Na verdade, secretária escolar é uma das profissões na qual nunca imaginei estar. Sempre tive o sonho – assim como grande parte das crianças meninas – de ser professora, bailarina, designer, enfermeira e até mesmo, veterinária (por alguns instantes).
Aos 10 anos tive um interesse significativo na área da informática, visto que, nessa época, a Administração Municipal disponibilizou um Telecentro para que as pessoas da comunidade pudessem usufruir dos computadores, abranger os seus conhecimentos e ter acesso a internet.
Com os recursos disponíveis, o meu “eu criança” aproveitava o tempo livre para jogar jogos relacionados à fotografia ou desenvolver edições de imagens em softwares simples como o Paint.
Ao chegar no Ensino Médio, já com muitas habilidades desenvolvidas na área da fotografia, me deparei com a indecisão de qual profissão seguir e, mesmo com muitas incertezas, segui o meu sonho de criança: ser professora. Iniciei os estudos, estagiei durante alguns anos em escolas de Educação Infantil, perpassei por outras funções incríveis em outras áreas e em outras empresas – as quais me trouxeram onde hoje eu estou.
Em fevereiro de 2021, por meio de uma oportunidade recebida pela secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo Michele Träsel e pela Administração Municipal iniciei os meus trabalhos na Escola Pedro Pretto e realizei o meu maior sonho – mesmo sem nunca com ele ter sonhado – ser secretária escolar.
E é aqui, exercendo a profissão que o destino escolheu para mim, que eu sou “fotógrafa”, “editora de vídeos”, “criadora de novas possibilidades”, “designer”, “enfermeira” e, muitas vezes, até “bailarina”.
É aqui que vivo feliz, que expresso todo o meu amor e a minha sensibilidade.
AT – Qual a importância de ter um olhar sensível no ambiente escolar? De que forma você o relaciona com a sua função?
Laura Caroline Dörtzbach – O olhar sensível é fundamental no ambiente escolar. A nossa escola não trabalha com “números de alunos”, ela trabalha com “cada aluno” e isso é fantástico. Toda a nossa equipe (serventes, cozinheira, motoristas, equipe de apoio, professores, auxiliares, equipe gestora…) tem grande sensibilidade, carinho e disposição para trazer o melhor para cada estudante. É com esse olhar individualizado que, juntos, conseguimos desenvolver coisas incríveis.
AT – Qual foi o trabalho desenvolvido por você na secretaria mais significativo? O que pretende desenvolver futuramente?
Laura Caroline Dörtzbach – É difícil citar pontualmente trabalhos desenvolvidos visto que o trabalho é uma construção conjunta e prolongada. Entretanto, dentre algumas atividades já realizadas, cito a abertura das redes sociais (Whatsapp, Facebook e Instagram), a reformulação de planilhas/listas/cabeçalhos, a atualização documental dos estudantes e funcionários, a organização e o controle dos materiais/equipamentos disponíveis para uso(entradas e saídas), o arquivamento constante e seguro de vídeos e fotos digitais (sempre nomeados e datados para preservar a história escolar), o ensaio fotográfico realizado na semana da criança (cada estudante pôde vir vestido com uma fantasia e se sentir “dentro da cena”), a criação contínua de fotos “3×4” dos funcionários/estudantes para a complementação cadastral, as fotografias realizadas com base no projeto “CRIAR/2023”, a apresentação da nossa equipe nas redes sociais (desenvolvida no mês do funcionário público), o cartão especial para as mães com QR-CODE (através da leitura do código surge um vídeo carinhoso individual de cada estudante), o controle administrativo das contas vinculadas ao domínio de e-mail da Educação, a iniciação e o suporte em nosso novo sistema educacional, entre outros.
Futuramente, por meio do meu gosto pela inovação, criatividade e organização, tenho em mente a criação de jogos pedagógicos personalizados que auxiliem na aprendizagem das crianças, a organização documental física das épocas passadas e a criação/aprimoramento de novas técnicas/soluções digitais para os futuros desafios que serão encontrados
AT – O que mais lhe dá prazer no seu trabalho?
Laura Caroline Dörtzbach – Receber e interagir com toda a comunidade escolar. Gosto de criar laços com os pais/responsáveis, com os alunos e colegas. Gosto de receber agendas com recados, receber ligações telefônicas e ouvir as necessidades. Gosto de inovar, de criar e auxiliar no que for necessário. Para a criança, gosto de perguntar: O que você quer ser quando crescer? E por fim, eu amo ouvir ela responder: quero ser secretário escolar!
Foto: Arquivo Pessoal