Foi liberado o trânsito na nova via aberta abaixo da ponte do Arroio Grande na ERS-130, em Arroio do Meio entre a rua dos Wünsch e a rua Érico Veríssimo, interligando os bairros São José, Centro e Medianeira.
O trecho tem 500 metros de extensão e visa garantir mais segurança aos usuários na travessia a ERS-130, e é mais uma rota alternativa para quem sai do Centro, sentido Rui Barbosa, Forqueta, Barra do Forqueta e Lajeado.
A proposta foi idealizada pelo vereador Roque Haas (PP), na década passada. Na época juntamente com o ex-vereador Romano Kunzler (MDB), discutiam alternativas de mobilidade urbana mais viáveis em comparação com a duplicação da ERS-130 e viadutos. Entretanto, os então responsáveis pelos setores de desenvolvimento de projetos alegavam que a proposta era inviável do ponto de vista burocrático.
Projetada recentemente pela secretaria do Planejamento, a via foi aberta para trazer material de pedreiras e saibreiras para construção da nova ponte dos Wünsch. As equipes das secretaria de Obras e departamento dos Serviços Urbanos trabalharam 30 dias na terraplanagem de abertura e alargamento da rua, e colocação de tubos. Ainda falta a instalação de guarda corpo e iluminação pública.
O projeto é muito semelhante ao realizado na rua Juscelino Kubitschek que liga o Centro ao bairro Dom Pedro II e dá acesso a Bela Vista, Dona Rita e Arroio Grande. A via foi aberta durante o governo de Klaus Werner Schanck e asfaltada nesta administração.
NOVA PONTE – O prazo para conclusão da nova ponte é de dois meses e até lá o trânsito entre o Centro e bairro José seguira interditado, com excessão da nova saída para Medianeira. A nova ponte terá 11 metros de comprimento e 9,6 de largura, elevando-se a 7,5 metros acima do leito do Arroio do Meio. O projeto está orçado em 350 mil, a maior parte vindos da União por meio de emenda parlamentar do ex-deputado Gerônimo Goergen (PP). A obra é executada pela empresa Graxaim Construtora de Santa Margarida do Sul.
Foto: Solano Alexandre Linck