Aos oito anos de idade, a arroio-meense Flávia Lampert Zambiasi já coleciona 20 medalhas na patinação artística. Apaixonada pelo esporte desde cedo, ela segue uma rotina intensa de treinos e, com foco e determinação, sonha em se tornar uma atleta profissional da modalidade.
Entre os dias 19 de fevereiro e 3 de março, ela participou pela primeira vez de uma competição nacional: o Campeonato Brasileiro de Patinação Artística 2024, que ocorreu em Venâncio Aires. Flávia voltou com mais duas medalhas na bagagem: vice-campeã na categoria Livre Aspirante – Tots (até 9 anos) e terceiro lugar na categoria Figuras Obrigatórias Aspirantes – Tots.
O encanto pela patinação artística surgiu quando ela tinha três anos de idade. “Ela ganhou uma Barbie patinadora de uma amiga da vó dela e ficou curiosa. Queria saber o que aquela Barbie fazia. Então eu mostrei alguns vídeos de patinação e ela se encantou. Queria, a todo custo, fazer patinação, mas ainda era muito pequena. Com cinco anos então que ela começou, mais por hobby. E, de dois anos para cá, ela ingressou na equipe de competição”, conta a mãe Maiara Lampert Zambiasi.
Desde então, Flávia participa de várias copas e campeonatos estaduais e nesse ano fez sua estreia no Brasileiro. Já são 20 medalhas na galeria e é apenas o começo. “Ela é apaixonada pela patinação. Está sempre querendo evoluir e aprender coisas novas. Não perde um treino, ela gosta muito e é bem focada”, garante a mãe Maiara.
Vontade de aprender
Quem confirma a dedicação da pequena Flávia é a professora da Apam – Academia de Patinação Arte e Movimento de Lajeado, Gabriela Bündrich Garcia. “Ela começou a treinar com nós no ano passado e sempre demonstrou uma vontade muito grande de evoluir e aprender coisas difíceis. Esforçada e interessada, ela tem aquele brilho nos olhos de quem tem vontade de aprender coisas novas.”
Flávia também treina ginástica de trampolim e, conforme a professora Gabriela, isso ajuda na mobilidade e flexibilidade, o que é muito importante na patinação. “Ela teve um crescimento muito grande nesse último ano. Ela tem a capacidade de aprender muito rápido e isso está ajudando ela no universo da patinação.”
Flávia treina em segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, em torno de 2h por dia. Os treinos ocorrem em Lajeado e também no Salão Paroquial de Arroio do Meio. “Ainda em 2023, ela subiu alguns níveis. Para esse Brasileiro, conversamos com um técnico de Porto Alegre e resolvemos colocar ela no Internacional (último nível da patinação) da modalidade Dança e ela foi muito bem. Demonstrou uma grande evolução. Além de ter conquistado o segundo e o terceiro lugar em outras categorias”, ressalta a professora Gabriela.
Sonhos e inspirações
Flávia sonha em se tornar uma atleta profissional de patinação artística. “Quero ser uma atleta internacional”, almeja a jovem patinadora. Ela tem como inspiração a atleta brasileira Gabriella Giraldi, que, aos 21 anos, já tem mais de 170 títulos de patinação artística na carreira, incluindo o Campeonato Mundial de 2019 na modalidade Solo Dance Júnior.
Outra inspiração para Flávia é a ex-professora Stela Bündrich Garcia, 19, filha da professora Gabriela. Atualmente, Stela mora na Espanha e deve seguir carreira na patinação por lá. Ela já integrou a Seleção Brasileira e disputou o Campeonato Mundial.
A patinação artística sobre rodas ainda não é um esporte olímpico, mas atletas e confederações de patinação lutam para incluir o esporte nas Olimpíadas. Nos Jogos Pan-Americanos, a modalidade tem seu lugar desde 1979.
Orgulho da família
“Nós temos o maior orgulho dela, damos todo o suporte que ela precisa. Nem sempre é fácil, pois precisamos conciliar os treinos, que são a maioria em Lajeado, com nosso trabalho e demais horários. Nunca forçamos nada, sempre partiu dela. Ela sempre quer treinar mais”, salientam os pais Maiara, 36, e Rodrigo Zambiasi, 38.
Quem também tem muito orgulho da Flávia é a avó Rosane Lampert. Ela ajuda fazendo as malhas e roupas para a neta. Foi ela quem costurou todas as roupas dela para as competições deste ano.
Flávia mora com os pais e o mano Mateo, 5, no bairro São Caetano e estuda no terceiro ano do Colégio do Bom Jesus São Miguel. Quem sabe, no futuro, veremos a arroio-meense despontando na patinação artística mundial.
Foto: Arquivo Pessoal


