Na noite de quarta-feira e madrugada desta quinta-feira, dia 21, o Rio Grande do Sul foi atingido por um temporal com fortes rajas de vento, raios, trovões e chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas sobre o fato que ocorreu devido a uma aproximação de uma frente fria em solo gaúcho. No Vale do Taquari, o município de Venâncio Aires acionou o Corpo de Bombeiros, pois houve a queda de árvores na localidade de Vila Palanque e no Acesso Dona Leopoldina. Na região, houve bloqueio total na ERS-130 em Venâncio Aires, no quilômetro 37 e em Muçum bloqueio parcial na ERS-129 no quilômetro 90. Em Encantado, ocorreu estragos no interior em Linha São Marcos, como queda de árvores e de postes de luz. Na cidade de Lajeado, caiu um muro de uma escola no bairro São Cristóvão.
No estado, os municípios de Aratiba, Alto Feliz, Marcelino Ramos, Santo Ângelo, Santiago, Rio Grande, Santa Cruz do Sul e São Valetim do Sul também tiveram bloqueio parcial ou total de rodovias estaduais ou federais. A Expoagro Afubra, realizada em Rio Pardo, foi suspensa nesta quinta-feira, dia 21, devido aos estragos da tempestade. Na sexta-feira, dia 22, a programação retorna normalmente.
TEMPERATURA
De acordo com informações do Inmet, depois da tempestade, no decorrer da quinta-feira, as temperaturas máximas entrarão em declínio no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná. Essa situação ocorrerá devido ao aumento da nebulosidade e da chuva.
Ao longo da sexta-feira, esta condição atingirá parte do Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e de Goiás e áreas da Região Sudeste, como os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais.
No Rio Grande do Sul e em áreas do sul e planalto sul de Santa Catarina, a sexta-feira começa gelada devido ao avanço de uma massa de ar frio. Por este motivo, as temperaturas mínimas podem oscilar em torno dos 6°C na região da campanha gaúcha. No sábado, as temperaturas mínimas podem ficar em torno dos 4°C em pontos das serras gaúcha e catarinense, e não se descarta, inclusive, o primeiro episódio de geada do outono nestas áreas. No fim de semana as temperaturas ficam mais amenas, especialmente na faixa leste das regiões Sul e Sudeste do País. (Fonte: Inmet)
Foto: Corpo de Bombeiros