O ônus e bônus da vida pública são estar eventualmente no lastro de grandes feitos para população e assim como de megaoperações que apuram supostas irregularidades praticadas há mais de uma década. Esporadicamente a gangorra muda de lado. O caso Kopp (2011), que foi arquivado sem condenações envolvendo arroio-meenses, trouxe ‘respingos’ durante dois pleitos eleitorais para a atual gestão. Agora é a vez do MDB local se exercitar contra a corrente das ondas geradas por denúncias que vem de fora.
Dificilmente haverá evidências que comprovem a propina nos desfechos locais na Operação Patrola. Porém, narrativas de que ‘o ex-prefeito não sabia de nada’ e algumas observações mais pontuais, serão suplementadas, e vice-versa. A pessoa que talvez teria informações, faleceu. Óbvio. Essa foi a primeira onda desse pleito. E sim, tem gente que observa e conceitua ‘estilos de vida’ das comissões de licitações e outras ‘composições e conjecturas’ ao longo dos tempos. Assim como ‘nunca vão desconfiar de ciclanos e fulanos’ no Caixa 02.
Nos comentários populares que envolvem desde operadores e contribuintes: a tradicional fragilidade organizacional de setores públicos que envolvem bens, materiais e serviços, onde os recursos são pulverizados com mais facilidade. “Acontece cada coisa que na iniciativa privada seria justa causa e crime patrimonial”, me contou um operador que não quis se identificar. Assim como um ex-gestor me disse que “é praticamente impossível não ter direcionamentos e orientações pré-licitação” e também “o MP produz espetáculos, que até hoje vi provarem 10% do que apontam”. Para descontrair, quero deixar claro que eu nunca recebi propina para favorecer alguém nesta coluna, em troca da inscrição num torneio de canastra. Eu não jogo canastra.
SONHO DO ‘FREE-FLOW EM STAND-BY’
De acordo com informações de bastidores, a retomada das discussões em torno da necessidade do leilão da concessão da ERS-130 para obras de duplicação, só deve evoluir após a tramitação do projeto que prevê ajustes no ICMS. O polêmico projeto de aumento de impostos deixou entidades empresariais e bancadas da AL/RS divididas, porém, será decisivo para manutenção dos investimentos, de pequeno, médio e grande porte.
FAKE NEWS OU ‘FALEM BEM OU FALEM MAL’?
Ao longo da semana, o ex-prefeito Sidnei Eckert fez uma denúncia da Delegacia de Polícia Especializada de Crimes Virtuais, para apurar o criador e disseminador da imagem de um homem cima de um trator com o rosto dele em cima. Assim como muitas pessoas, eu recebi essa ‘montagem’ isolada sem informações complementares. Segundo críticos especializados, esse tipo de montagem foi repercutida mundialmente quando envolveu a família real britânica em março, mas já estava na moda em Arroio do Meio desde o Natal. Assim como em Londres, tem motivado análises mais pontuais de imagens envolvendo personalidades comunitárias, o que também gera uma mídia gratuita e divertida no imaginário popular. Politicamente, o nome do criador e disseminador da imagem, interessa a oposição! Claro, se a polícia entender que no contexto da Operação Patrola, a montagem é uma Fake News ou apenas uma montagem qualquer com cunho humorístico.
SESSÃO ORDINÁRIA
Em decorrência do feriado de 1º de maio, a próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio foi agendada para às 18h da sexta-feira, dia 3.
DENGUE
De 1º de janeiro até 24 de abril em Arroio do Meio: 19 casos confirmados. • COVID – de 1º de janeiro até 24 de abril em Arroio do Meio: 14 casos confirmados e recuperados.
COVID
De 1º de janeiro até 24 de abril em Arroio do Meio: 14 casos confirmados e recuperados.