O município de Pouso Novo emancipado de Arroio do Meio comemora de hoje até domingo aniversário de 36 anos de autonomia administrativa com uma festa bem popular, com entretenimento e valorização da agroindústria familiar, cujos empreendimentos, terão oportunidade de vender seus produtos. Hoje à tarde a pequena e bela cidade será sede da reunião da Amvat, reunindo prefeitos da entidade que atualmente está sendo presidida pelo chefe do Executivo de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa do PDT.
NOVO HORIZONTE
A instalação e construção das casas temporárias no alto do Novo Horizonte em São Caetano, foram elogiadas pelas autoridades presentes na cerimônia de inauguração na semana passada, pela proximidade das casas com a escola, creche, beleza e calma do lugar, o que facilita a retomada da vida depois de quase sete meses quando as famílias passaram por muitas angústias e sofrimento. Até a mudança elas estavam em abrigos coletivos, privadas de liberdade e dignidade. Arroio do Meio foi o primeiro município a entregar as moradias temporárias na região.
BANCADA DO PT FORMA MAIORIA CONTRA O AUMENTO DO ICMS
De volta de uma viagem de 11 dias pela Europa, onde buscou atrair investimento para o RS, o governador Eduardo Leite tem pela frente a negociação e articulação em torno do aumento do ICMs. No ano passado diante da resistência de aprovar a majoração de 17% para 19,5%, o governo recuou. Pela dificuldade de aumento da alíquota na AL-RS, a segunda opção foi propor retirar incentivos fiscais de 64 setores produtivos, que repercutiriam direta[1]mente na mesa dos consumidores, medida que também teve grande resistência o que fez que em 28 de março o governo adiasse a entrada em vigor do decreto. O governo que prometeu em campanha que não aumentaria os impostos, tem sustentado que não é possível ter imposto baixo e ser competitivo, com capacidade de investimentos. A resistência vem de boa parte do empresariado que já não suporta mais a elevada carga tributária, de deputados da oposição e inclusive da base aliada que continuam se manifestando contrários ao aumento. A bancada do PT, a maior na Assembleia, com 11 cadeiras e mais uma do PCdoB e Psol já se posicionou contrária. Junto com a bancada do PT, deputados de outros partidos como do PL, a exemplo da vice-presidente Adriana Lara, Kelly Morais, Paparico Bacchi, Rodrigo Lorenzoni; do Republicanos, Augusto Vitorino, Capitão Martin, Delegado Zucco, Eliana Bayer, Sérgio Peres; deputados do PP, como Marcos Vinicius e Guilherme Pasin; Gaúcho da Geral do PSD e Patrícia Alba do MDB, também já se manifestaram contrários ao aumento, o que obriga o governo a colocar em vigor os decretos de corte de incentivos ou aguardar o comportamento da arrecadação nos próximos meses, para avaliar se ela será sufi ciente para fugir de nova crise. que deverá interferir inclusive no pagamento da folha e difi cultar investimentos a partir do segundo semestre.
PL EM ARROIO DO MEIO
A vice-presidente do PL Adriana Lara esteve em Arroio do Meio, ontem ao meio-dia, quando almoçou com correligionários. Foi recepcionada pelo presidente do partido, André Vianini e outros integrantes da sigla. Na agenda, reforço às pautas da Direita Conservadora defendidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pautas estaduais e eleições municipais.
ALCEU MOREIRA E SILVEIRA
Os deputados federal Alceu Moreira e estadual Luciano Silveira estarão hoje em Arroio do Meio para visitas e reuniões. O ex-prefeito Sidnei Eckert, cotado como pré-candidato a prefeito pelo MDB, tem prestado assessoria parlamentar para ambos. Entre outros assuntos, a pauta deverá passar pela operação deflagrada pelo MP-RS que atinge políticos em pelo menos 35 municípios, entre os quais Arroio do Meio. É possível que Eckert tenha sofrido um desgaste político durante a semana a partir de denúncias feitas pelo Ministério Público do RS, que coincidem com o mandato do ex-prefeito. Por enquanto, não há qualquer implicação contra o prefeito da época e assim que o assunto foi repercutido na imprensa, Sidnei divulgou total surpresa e afirmou não ter conhecimento do assunto.
VEREADOR PAULO HECK
Diferente é a situação do atual vereador Paulo Heck (MDB) que está citado no processo como réu, cabendo defesa que julgar necessário dentro dos prazos estabelecidos. Na época ele era chefe de oficina. Na mesma ação estão citados como réus Vitor Antonio Modesti, Pedro Marchi, Valdir Moratelli.