Em comunicado divulgado na manhã desta sexta-feira, o Movimento Amigos do Vale, responsável pela campanha Juntos pela Ponte, anunciou a suspensão da captação de recursos. Na nota, o Movimento enaltece as diversas iniciativas para a reconstrução de travessias e anuncia que, tendo os órgãos públicos assumido a responsabilidade na construção de uma ponte definitiva, entendeu por bem suspender a captação de novas doações. O valor já arrecadado, R$1.715.558,65, está sob responsabilidade do Rotary. Oportunamente será definida a destinação de forma transparente.
Confira o comunicado, na íntegra:
Comunicado Campanha Juntos pela Ponte
“A positiva e necessária mobilização da região em prol de pontes para restabelecimento das ligações entre municípios é motivo de comemoração. Demonstra o ímpeto da sociedade civil organizada e das lideranças empresariais e políticas na busca de soluções para os problemas urgentes de infraestrutura que tanto impactam a economia do Vale do Taquari. Neste sentido, o Movimento Amigos do Vale, criado por voluntários no dia 4 de maio e responsável pela campanha JUNTOS PELA PONTE, reafirma seu propósito em busca de soluções definitivas que se fazem necessárias para o nosso Vale.
Sabemos que há muito a se fazer para recompor nossos acessos, ruas, rodovias e retomar nossa infraestrutura que, antes das cheias de maio, já estavam estranguladas e que hoje, após as quedas das pontes, sufocam o nosso Vale.
Para liberar o fluxo, serão necessárias inúmeras soluções de curto, médio e longo prazo. Louvamos iniciativas como as passadeiras do exército, que neste momento cumprem papel fundamental na travessia de pedestres. Aplaudimos a pinguela construída em apenas dois dias por moradores de Travesseiro que, com doações e empenho, reconstituíram aquela importante travessia de pedestres. Saudamos com veemência a obra das cabeceiras que receberão a ponte do exército, que será capaz de suportar carga de caminhões e ônibus entre Lajeado e Arroio do Meio, da mesma maneira que aplaudimos de pé a iniciativa que está reconstruindo o vão da ponte de ferro que caiu, permitindo a passagem de veículos de passeio como era antes.
O que nos mantém unidos é compreender que, além destas admiráveis iniciativas, demandaremos de muito mais. Precisamos liberar as mãos que sufocam nosso Vale antes que seja tarde demais. Com base nisso, nos manteremos unidos e vigilantes para que nossa reconstrução seja adequada e suporte o crescimento esperado pelo nosso Vale, beneficiando todos que aqui vivem. É hora de manter ainda mais a nossa união por um Vale mais próspero.
Informamos que com a responsabilidade assumida pelos órgãos públicos de construção de uma ponte definitiva, que permitirá, também, o tráfego de veículos pesados em duas vias, o movimento entendeu por bem suspender a captação de novas doações (que já somam R$1.715.558,65) e estão sob responsabilidade do Rotary e, oportunamente, definirá a destinação adequada e transparente dos recursos”.