Nesta terça-feira, dia 25, o prefeito Danilo Bruxel, o secretário da Fazenda e coordenador da Defesa Civil, Valdecir Crecencio e o engenheiro Aldir de Bona, participaram na Univates, em Lajeado, de uma reunião com o tenente-coronel do 3º Batalhão de Engenharia e Combate, Gustavo Humberto dos Santos Costa. Com a participação do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo e equipe técnica, o encontro teve como finalidade debater os ajustes necessários para a colocação da ponte do Exército entre os dois municípios.
Na ocasião também foram repassadas orientações de como deverá ser a parte final do talude de sustentação e da forma como será montada a ponte no local. Nesse sentido, em cerca de 10 a 15 dias, os municípios concluem a parte estrutural e o Exército, por sua vez, em cinco dias traz a ponte e deve levar cerca de 20 dias para executar sua instalação.
Após a reunião, foi realizada uma visita in loco para conferir o andamento dos trabalhos realizados até então pelos municípios, nas duas margens do rio Forqueta, entre o bairro Barra do Forqueta, em Arroio do Meio e bairro Planalto, em Lajeado.
Obras na ponte da ERS-130
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) avançou em mais uma etapa na construção da nova ponte sobre o Rio Forqueta, na ERS-130, entre Arroio do Meio e Lajeado. Na sexta-feira, a EGR divulgou que equipes realizaram sondagens do perfil de solo no leito da rodovia, tanto da borda das margens quanto do leito do rio. A etapa é fundamental para a definição da estrutura da ponte, pois permitirá a coleta de amostras de solo e perfil geológico do leito do rio, definindo o tipo de fundação e seu dimensionamento.
De acordo com o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, a empresa iniciou os estudos no dia 5 de junho e agora está perto de iniciar a produção das peças pré-moldadas e a preparação das fundações. “Para isso, a análise do local, os levantamentos técnicos e a definição dos próximos passos são cruciais para assegurar a qualidade e segurança da nova infraestrutura. Com essas informações, a EGR poderá definir todas as partes que compõem a ponte, incluindo as peças pré-moldadas, antes de iniciar a fabricação e a construção das fundações”, detalhou.
A nova ponte terá 150 metros de extensão e altura superior à que foi destruída pela força da correnteza para garantir mais segurança em futuros eventos meteorológicos. O dispositivo contará com duas faixas no pavimento principal e espaço dedicado à passagem de pedestres e ciclistas. O custo está estimado em R$ 14,05 milhões, e a previsão de conclusão é de seis meses. A obra será financiada com recursos próprios, provenientes da praça de pedágio da EGR.
Ponte entre Arroio do Meio e Colinas
Preocupada com a mobilidade regional, a Administração Municipal de Arroio do Meio está direcionando esforços na busca de recursos para viabilizar a construção da ponte sobre o Rio Taquari, entre Arroio do Meio e Colinas. Ainda na semana passada, o prefeito Danilo Bruxel e o secretário de Administração, Aurio Scherer, estiveram em Porto Alegre, reunidos com o secretário executivo da Reconstrução, Emanuel Hassen de Jesus (Maneco), para tratar sobre o assunto.
Recentemente, durante a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao município, um ofício também foi entregue para a comitiva federal, solicitando a disponibilização de recursos para esta finalidade. No documento, Bruxel e Scherer destacam a importância da obra para a retomada da economia e logística, que se encontram afetadas e restritas neste momento, devido à queda de pontes e estragos viários causados pela enchente. A obra funcionaria como uma rota alternativa e mais curta de ligação entre o Vale do Taquari e a Serra Gaúcha, servindo também para desafogar o fluxo na ponte da BR-386, outro local afetado durante as cheias.
O projeto prevê uma ponte com estrutura para pista de duas vias, acostamento em ambos os lados e passarela de pedestres de um dos lados, somando 12,4 metros de largura e quase 300 metros de comprimento.
O plano de trabalho prevê toda uma infraestrutura, com acesso a partir da ERS-130, junto ao bairro São Caetano, levando em consideração a menor necessidade de aterros, o menor impacto ambiental e a maior eficiência logística.
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