Lançada recentemente e apresentada em estande durante a Expo Bento e Fenavinho em Bento Gonçalves a Rota dos Capitéis envolve municípios da Serra Gaúcha e Vale do Taquari. A rota tem 1.063 quilômetros de extensão envolvendo trajetos que passam pelos municípios de Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Garibaldi, Imigrante, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza e Imigrante
Coordenada pelo Centro de Indústria e Comércio (CIC) de Bento Gonçalves, a iniciativa foi idealizada em 202O pelo empresário Adriano Miolo. De acordo com a coordenadora da rota, Marijane Paese, entre os objetivos está o de resgatar a história e cultura de cada município envolvido através de capitéis, igrejas e grutas. “Além disso é uma forma de promover o desenvolvimento econômico das regiões envolvidas através do agriturismo, algo tão comum em países como a Itália, e que incentiva cada propriedade rural a ter no turismo uma alternativa de renda.”
A Rota dos Capitéis contará com 64 rotas circulares, 15 roteiros de caminhadas e dez de cicloturismo. A intenção é que esteja em pleno funcionamento em 2025, quando será comemorado o sesquicentenário da imigração italiana no Brasil.
Por Alício de Assunção