Sterdji Charlotin sofreu um mal súbito durante uma partida de futsal no último sábado, 6, na quadra do ginásio do Sport Clube Sete de Setembro, em São Caetano, e acabou falecendo. O garoto de 12 anos, natural do Haiti, jogava pela Escola de Base Prata da Casa.
Na manhã de sábado, Sterdji atuou aproximadamente por três minutos e foi substituído. Depois de cerca de sete minutos no banco de reservas, ele se sentiu mal e desmaiou. Treinadores e familiares presentes, prontamente, tentaram reanimar o garoto e o levaram para o Hospital São José, mas Sterdji acabou não resistindo.
O óbito foi registrado às 10h30min, pelo médico Luciano Garcia dos Passos, como “Morte de causa desconhecida” e “Parada cardíaca”. O garoto nunca apresentou nenhum problema de saúde e fazia exames de rotina regularmente, conforme o pai Junior Charlotin.
“Ele era muito querido por todos. Estamos muito tristes. Professores, alunos e pais estão de luto”, lamentou o treinador Emerson Neves, que presenciou o ocorrido e auxiliou nos primeiros socorros de Sterdji e o acompanhou até o hospital. Os treinos da escolinha Prata da Casa foram cancelados durante essa semana e uma psicóloga irá conversar com os jovens atletas. O Prata da Casa publicou uma nota de pesar em suas redes sociais. “Estamos todos de luto e expressamos nossos mais profundos sentimentos à família de Sterdji Charlotin.”
Sonho de ser jogador
Sterdji Charlotin nasceu em 15 de abril de 2012, em Saint Marc, no Haiti. Era filho de Junior Charlotin, 38, e Medjine Pierre Louis, 32. Tinha um irmão de 16 anos, Herdji Charlotin, que também é atleta da escolinha Prata da Casa. A família mora no bairro Aimoré.
A mãe veio para o Brasil em 2015. O pai chegou em 2016. O casal veio em busca de condições melhores de vida. Depois de muito trabalhar, conseguiram juntar recursos para trazer os dois filhos em 2019. “Sterdji tinha o sonho de ser um grande jogador de futebol. Treinava todos os dias em casa e no campo. Gostava muito de churrasco, almoço preferido dele no Brasil. Gostava também de cozinhar e fazer ovos fritos. Todo sábado ajudava a mãe com a limpeza da casa e depois ia para o campo jogar futebol”, lembra o pai.
O corpo de Sterdji foi enterrado na manhã de domingo, 7, no Cemitério Municipal de Bela Vista.
Foto: Divulgação