Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 tiveram início na semana passada, com a abertura oficial na sexta-feira, dia 26 de julho. A arroio-meense Eduarda Gerhard, 31, atleta profissional de voleibol, mora na França, onde atua na segunda divisão nacional de voleibol. Ela relata a emoção de viver a atmosfera olímpica e assistir aos jogos.
“Pude acompanhar de perto a transformação de Paris para receber os Jogos Olímpicos. Eu, como fã e praticante de esporte, me sinto muito privilegiada de estar aqui neste momento. Como atleta, sei que a caminhada é dura e de quanto é preciso abdicar para alcançar os objetivos. Tive a oportunidade de assistir a alguns jogos e a sensação é indescritível. Tudo que vi durante anos pela televisão, está acontecendo ali, diante dos meus olhos.”
Duda assistiu a seis jogos de rúgbi sete, Polônia x Egito no vôlei masculino, Espanha x Uzbequistão no futebol masculino, Brasil x Japão no futebol feminino, além do vôlei de praia. Ela ainda pretende assistir a algumas provas do atletismo. “É incrível ver de perto tantos atletas que admiro e ver a animação das torcidas. Paris está em festa! Pessoas de todo mundo estão aqui para celebrar o esporte e o seu país.” Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 se estendem até o dia 11 de agosto.
Trajetória
Eduarda começou jogando vôlei com 12 anos na Escola São Caetano, onde estudou até o 9º ano. Foi campeã dos Jergs (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul) com a categoria infantil, em 2006. Mais tarde foi treinar no CEAT e depois jogou por vários times brasileiros, como o Osasco de São Paulo e o Minas Tênis Clube de Minas Gerais.
“Com 16 anos já jogava profissionalmente na equipe de base do Osasco. A partir daí as portas foram se abrindo. Joguei em equipes da Superliga A e B do Brasil, até vir para o exterior.” Com 23 anos, foi para a França. “A oportunidade surgiu através do meu empresário da época, que tinha contato com algumas equipes europeias. Joguei duas temporadas na França, depois uma em Israel e retornei para a França em 2020. E estou aqui até agora.”
De 2020 até junho desse ano, Duda jogou pelo Argenteuil, time da segunda divisão francesa de voleibol com o mesmo nome da localidade em que vive, situada a 15 minutos de Paris. No momento ela está de férias e no segundo semestre passará a defender a equipe A.L. Caudry, do Norte da França, que também disputa a segunda divisão nacional.
Foto: Arquivo Pessoal