NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Do interior para a mansão: o carisma da jovem que rompeu as barreiras da fama

    26 de abril de 2026

    Desassoreamento do arroio Bicudo avança e reforça segurança para famílias

    26 de abril de 2026

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Caio Pace conquista Top 10 no Brasileiro de Estrada

      19 de abril de 2026
      Recent

      Caio Pace conquista Top 10 no Brasileiro de Estrada

      19 de abril de 2026

      Conhecidos primeiros resultados da fase semifinal do Campeonato da LAFA

      18 de abril de 2026

      Campeonato Abertão de Futsal inicia nesta sexta-feira

      17 de abril de 2026
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » O Mês de Agosto
    Colunas

    O Mês de Agosto

    O Alto TaquariBy O Alto Taquari23 de agosto de 2024Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Na minha infância, todo mundo possuía o seu cachorro. Sem as mordomias de hoje, os cães eram tratados com os restos de comida. Praticamente não existiam veterinários e vacina para raiva não fazia parte da cultura.

    Não sei se foi coincidência, mas tive vários episódios que ficaram gravados em minha memória de adolescente, sempre no mês de agosto…

    Correu a notícia de que a polícia e populares perseguiam um cachorro louco. Minha mãe nos colocou para dentro de casa e meu pai ficou na porta com seu revólver. Logo o cão apareceu, babando, e parou na entrada de nosso portão. Meu pai apontou, mas não atirou, pois havia casas do outro lado da rua.

    O cão continuou pela rua e, logo em seguida, apareceram seus perseguidores. Soubemos, depois, que havia sido morto para o lado do estádio de futebol

    A porta da cozinha de nossa casa era fechada apenas com um ferrolho… e havia a abertura para a entrada e saída dos gatos. Meu quarto ficava a um passo da porta… Nosso perdigueiro, Duque, dormia sobre um saco, guardando a porta.

    Numa noite dessas acordei com o ganidos de nosso cão sendo atacado por um cachorro louco. Segurando a frágil porta, só depois que o barulho cessou é que abri a porta e consolei nosso cão, todo mordido e babado.

    No dia seguinte nosso pai o prendeu e providenciou a vacina antirrábica.

    O terror me acompanhou por muito tempo pois todo mundo “sabia” que a raiva poderia se manifestar em 7 horas, 7 dias, 7 meses ou 7 anos…

    Numa ocasião em que minha mãe estava no hospital, contei minha preocupação a um dos dois médicos da cidade e ele mandou que eu fosse ao Posto de Saúde e iniciasse um tratamento. Não cheguei a completar o tratamento, mas as 12 injeções que tomei já aliviaram minha consciência.

    Meu irmão mais novo não teve a mesma sorte. Mordido por um cãozinho do vizinho, o qual estava com a doença, precisou fazer as 21 injeções antirrábicas.

    Talvez seja só coincidência, mas o mês de agosto tem sido trágico também na política brasileira. Além do chato “sieben schleva”, que nos impõe sete semanas de dorme-dorme, eu tinha apenas seis anos quando o Brasil foi abalado com o suicídio do presidente Getúlio Vargas.

    Foi no mesmo agosto que tivemos a renúncia de Jânio Quadros, a Campanha da Legalidade do Brizola, a morte misteriosa de Juscelino Kubitschek, o início da derrubada de Collor por seu próprio irmão Pedro e a cassação do mandato da presidente Dilma Rousseff. A morte do candidato a presidente Eduardo Campos veio se somar às tragédias que marcam o mês de agosto. A trágica morte da amada Princesa Diana encerrou o mês das desgraças.

    Este mês de agosto ainda nem chegou a fim e já tivemos um inusitado acidente aéreo em Vinhedo (SP), que vitimou 62 pessoas. Em outros incidentes, pneus estouraram no pouso de um jato no aeroporto de Florianópolis, bloqueando a pista, o mesmo acontecendo em decolagem de outro avião no aeroporto de Campinas. Ou há um problema de manutenção ou a bruxa, mesmo, está solta.

    Para não ficar atrás, escândalo estoura em Brasilia, denunciado em tópicos pelo jornal Folha de São Paulo. Segundo as gravações obtidas, o Min. Alexandre de Moraes teria solicitado informalmente ao Tribunal Superior Eleitoral que produzisse relatórios sobre investigados nos intermináveis inquéritos das fake news e das milícias digitais. Aliado ao bloqueio das “emendas PIX” pelo STF, a reação foi imediata no Congresso pregando o impedimento do ministro.

    Até que o mês de agosto termine, e aproveitando a lua cheia, melhor semear salsa, como minha avó ensinava, com a certeza de que ficarão sempre verdes e não produzirão sementes.

    Por Moacir Leopoldo Haeser

    O Alto Taquari

    Postagens Relacionadas

    Programação criativa e intensa de hoje a domingo em Pouso Novo

    24 de abril de 2026

    RESGATAR O ÓBVIO

    24 de abril de 2026

    QUEM QUER DINHEIRO?

    24 de abril de 2026

    Breve tratado sobre a mentira

    24 de abril de 2026
    Não perca

    Do interior para a mansão: o carisma da jovem que rompeu as barreiras da fama

    26 de abril de 2026

    Sair do interior rumo à cidade grande é, para muitos, um salto no escuro. Para…

    Desassoreamento do arroio Bicudo avança e reforça segurança para famílias

    26 de abril de 2026

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026

    Festival dos Sabores valoriza comunidades e cria identidade culinária

    24 de abril de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Do interior para a mansão: o carisma da jovem que rompeu as barreiras da fama

    26 de abril de 2026

    Desassoreamento do arroio Bicudo avança e reforça segurança para famílias

    26 de abril de 2026

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Do interior para a mansão: o carisma da jovem que rompeu as barreiras da fama

    26 de abril de 2026

    Desassoreamento do arroio Bicudo avança e reforça segurança para famílias

    26 de abril de 2026

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026

    Festival dos Sabores valoriza comunidades e cria identidade culinária

    24 de abril de 2026
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2026 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.