Há cinco anos, a Pastoral da Saúde atende a comunidade de Arroio do Meio e possibilita o desenvolvimento integral das pessoas como seres físicos e espirituais. A entidade faz parte da Paróquia da Igreja Católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e começou as atividades no município por iniciativa na irmã Adolfina Morari. O grupo começou no Bairro Navegantes em 2019, mas em função das enchentes e do espaço ser pequeno houve a mudança para uma sala próxima do salão paroquial. “Aqui no Centro é maior, seguro e fica perto da igreja. Atuamos também com o Grupo das Mensageiras que realizam trabalhos para o hospital, entidades, Fundef de Lajeado e artesanato.”
Os atendimentos no local são de nutrição, reiki, biomagnestismo, homeopatia e yoga de forma gratuita. Interessados devem entrar em contato para marcar o horário. Além disso, as voluntárias da Pastoral da Saúde produzem pomadas caseiras, tinturas, xaropes, bálsamos, sal temperado, sabão, entre outros, com plantas medicinais que são comercializados em valores simbólicos, pois toda a matéria-prima precisa ser adquirida para a produção. Para o uso dos homeopáticos, é realizada uma entrevista com a pessoa e avaliação.
O grupo ainda busca pessoas por meio de visitas para a conscientização dos cuidados com a saúde, alimentação e a importância que os medicamentos naturais trazem para a vida, assim como, as terapias alternativas proporcionadas pela casa. “O nosso público é bem diversificado e aleatório. Muitos retornam, pois faz muito bem, tanto os produtos quanto os atendimentos. As plantas têm um poder incrível de cura. Aqui temos outras possibilidades de manter a saúde em dia e para prevenção. O corpo e a mente ficam em equilíbrio. Nossa ideia é promover uma formação com as comunidades do interior por meio de uma parceria com a Emater. Começamos com aprendizados que a Diocese nos repassou pelos cursos”, cita irmã Adolfina.
“Fiquei surpreendida com o poder das plantas”
Uma das voluntárias é Jussara Wilsmann. Ela fez curso de homeopatia e se surpreendeu com o poder medicinal das plantas. “Logo que comecei achei muito difícil, mas é algo muito interessante. Eu sou outra pessoa desde que passei a entender e utilizar as ervas medicinais. Todas elas têm seu poder para curar e auxiliar em alguma coisa. Muitos pensam que são, apenas, para cá, mas vai além disso. São maravilhosas as descobertas ao longo da jornada do curso. Há pessoas que não valorizam ou têm dúvidas sobre a eficácia das plantas, no entanto, é algo incrível. É algo muito antigo com inúmeros benefícios.” Jussara mergulhou nesse conhecimento depois do falecimento do esposo. “Quando o perdi, eu precisava me ocupar e fazer alguma coisa. Sou muito grata por todo esse aprendizado. Há um ritual de preparo e organização para chás e outros produtos com as plantas. A quantidade exata também é essencial para a eficácia.”
As voluntárias Ilse Thomas, Maria Inês Beckmann também destacam os benefícios. “Nos cursos você aprende que cada organismo é único e se adapta de uma forma aos homeopáticos”, observa Ilse. “A Medicina Natural está aí para auxiliar todos pelo seu bom resultado”, lembra Maria.
SERVIÇO
Interessados podem entrar em contato com os números abaixo para marcar o respectivo atendimento e horário que ocorre na Pastoral da Saúde. Cada dia é dedicado a um serviço.
– Nutrição – dia da semana a definir – (98434-7366)
– Reiki – terça-feira pela manhã (98901-6351)
– Biomagnetismo – quarta-feira pela manhã (98114-5148)
– Homeopatia – quinta-feira pela manhã (98161-4236)
– Yoga – sexta-feira pela manhã (99655-6723)