Arroio do Meio, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes de maio e também na do ano passado, se recupera aos poucos. Muito já foi feito. Tanto por articulação de projetos e viabilização liderados pelo governo municipal somados a centenas de ações de emergência que vieram de onde nem se imaginava: entidades de serviços, igrejas de diferentes denominações, centenas de grupos voluntários, empresários, municípios/prefeituras de outras cidades a exemplo de Chapecó. O estrago foi tanto que, passados quatro meses da catástrofe ainda se tem a impressão que continuamos no mesmo lugar. Nesta análise geral, oficialmente perdemos uma vida, mas há muito por fazer. Entre as ações, Arroio do Meio tem empenhado um esforço para viabilizar moradias, ainda que temporárias e em relação a outros municípios conseguiu uma boa resposta. Já foram entregues 46, das quais, 38 no Novo Horizonte, mais 8 pulverizadas e entregues por iniciativa do Dunga. Chapecó entregou uma. Estão projetadas mais 20 numa parceria Município/ Grupo Front/Agas/Girando Sol, anunciadas oficialmente na semana passada. Outra projeção importante são os contratos assinados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida Rural, que no caso de Arroio do Meio, beneficiará 10 agricultores, com valores individuais de R$ 86 mil.
LIDERANÇA E TRANSFORMAÇÃO
Durante a pandemia da Covid-19 se dizia que nada mais voltaria a ser como antes. A frase é mais verdadeira depois das enchentes de 2023 e 2024. Com parte das cidades e bairros devastados, incluindo obras públicas, de infraestrutura e de centenas de bens e imóveis de pessoas físicas e jurídicas; áreas rurais comprometidas para algumas safras, é difícil prever quanto tempo levaremos para recuperar o patrimônio e estabilizar e/ou manter o bem-estar, a autoestima em alta. É difícil dar uma resposta rápida para uma estrutura que levou em média, 20,30, 40 ou mais anos para ser construída/consolidada. Temos visto que o Centro da cidade está se reerguendo e reestruturando. Negócios novos surgindo, ocupando salas vazias. Mas não basta. É o que se ouve e se anseia. “Antes da tragédia climática já se falava da necessidade de tornar a cidade mais atraente, mais iluminada, imagine agora. Está tudo muito escuro à noite”, me disse uma comerciante, que acha que nem se deve esperar tudo da prefeitura. Defende mutirões e iniciativas por parte de pessoas físicas e jurídicas. Pequenas ações podem fazer a diferença. Atuante nas redes sociais, empresário de entretenimento e odontólogo, Tetê Kerbes é um dos que tem manifestado sua preocupação em tornar a cidade mais bonita. Com este cenário de demandas novas ou reprimidas, cresce a importância da disposição de pessoas para liderar e propor soluções e que não façam apenas o óbvio. Estão aí as campanhas políticas. Arroio do Meio tem um bom contingente de candidatos para o Legislativo e pela primeira vez depois de 40 anos, quatro para o Executivo. Torna a campanha, apesar de curta, mais dinâmica e proativa. Cada um tem seu perfil e tem que se expor para que o eleitor possa fazer sua escolha. É uma campanha em que se espera que o candidato foque por exemplo menos no erro do oponente ou na desconstrução de imagem e fale mais do que fez, faria e fará melhor.
ORÇAMENTO
Em 2025 a projeção orçamentária para Arroio do Meio é de R$ 144 milhões. Não é pouco. Para um município que tem uma vocação e cultura natural para o trabalho, para a capacidade de empreender é possível transformar esta crise em um novo ciclo de desenvolvimento não apenas no campo econômico, mas social, educacional, cultural, promovendo novas oportunidades às gerações atuais e futuras. Não podemos permitir que nossa Arroio do Meio fique “no escuro”. Ela tem que ter muita luz e saúde no sentido prático e simbólico da palavra em todos os campos.
Obrigada, mestre!
Minha gratidão ao Professor Roque, que nos deixou esta semana, para viver em outra dimensão. Me alfabetizou e tenho dele só recordações boas. Na Escola Dona Rita, onde fiz o ensino primário e depois em outras vivências mais esporádicas, sempre senti nele um carinho, rigor e disciplina para ensinar, mas também de um amigo, no sentido de me motivar e seguir em frente. Gratidão Professor, por mim e pelo legado que deixastes para centenas de famílias na comunidade e alunos desde a Escola e Comunidade Dona Rita até a emérita atuação na Univates. Deixa um legado importante para a educação em diferentes áreas do conhecimento, notadamente na Linguística, Letras, Artes musicais, Ciências Humanas, no resgate da Geneaologia familiar, que embasou e inspirou centenas de pesquisas, viagens, livros entre as quais parceria entre as cidades de Arroio do Meio (Brasil) e Boppard (Alemanha). Graças damos ao Criador.
AMAM
Estudos adiantados para a transferência da sede da AMAM em um local seguro.
ELEIÇÕES
Faltam 36 dias para as eleições. O leitor/eleitor pode acompanhar semanalmente propostas, ideias e projetos por parte dos candidatos à majoritária nas páginas do AT.