Nem sempre a relação prefeito e vice foi das mais harmônicas nos governos municipais de Arroio do Meio. Mas, a participação dos vices tem peso na história política recente e não foi por conta de eventuais dificuldades que os partidos apostam em chapas formadas com participação de mulheres. A professora Eluise Hammes Scheid (PT) foi vice do prefeito Klaus Werner Schnack (MDB), em 2017/2020. Nesta eleição, a formação Danilo Bruxel (PP) e Adriana M. Lermen (PDT) concorre à reeleição, sinalizando bom entrosamento durante os quatro anos. O candidato a prefeito Sidnei Eckert (MDB) escolheu como vice a professora Andréa Barth (MDB) e o candidato do PL, André Vianini, também escolheu uma mulher professora para ser sua vice, a Lúcia Schmidt Horn (PL). As três são professoras de profissão e as escolhas passaram pela representatividade junto a um significativo número de famílias pelo relacionamento de pais e alunos, além de um equilíbrio de gênero e mais familiar sobre as necessidades da população. Já o PT que tinha intenção inicial de colocar duas candidatas mulheres, acabou optando por alguém ligado a finanças, Ernani Graff para ser o vice do Paulo Grassi, que já foi professor.
TEORIA E PRÁTICA
Em temos de redes sociais que se conectam e as teorias se multiplicam e se disseminam, opiniões e julgamentos são feitos com facilidade, antes nunca visto. Mas a teoria de que é preciso fazer isto, aquilo… vem acompanhada da prática? É fácil falar, mas na hora de botar a mão na massa, quem se habilita? O alerta vale inclusive para o período de campanha política. Defender e ter planos e projetos é essencial. Mas a viabilidade e execução? Muitos planos são teoricamente bonitos, mas estão de acordo com a realidade ambiental, social, econômica, educacional, cultural? Nota-se que muitos candidatos a vereador não conhecem bem o papel do parlamentar como legislador, fiscalizador e atuação política na comunidade.
Campanha movimentada e dinâmica
A participação de quatro candidatos à majoritária de Arroio do Meio, com sua extensa lista de candidatos a vereador, trouxe maior dinamismo, alegria e criatividade à campanha tanto pelo aspecto visual nas ruas, quanto pelas manifestações na imprensa (jornal, rádio), nas redes sociais, nas ruas, nas festas, nos debates, em jingles e outros materiais de campanha. Várias entidades tem chamado os candidatos para ouvir suas propostas, a exemplo do Pró-Dragagem e Pró-Arborização e AAD. A CDL também ouviu em sua sede os candidatos para conhecer as propostas dos concorrentes e entregar propostas. Fazer visitas, dialogar, ouvir, debater, conhecer, refletir, propor, abraçar, criticar…faz bem para a cidadania e democracia e até agora a campanha está se desenvolvendo em alto nível.
Flores em meio à fumaça
É provável que quando esta edição estiver na rua, a chuva já tenho dissipado a fumaça proveniente de queimadas, ar seco e calor no Norte, Centro-Oeste e Sudeste que encobre boa parte do Rio Grande do Sul, inclusive aqui em Arroio do Meio. Sem céu azul (faz alguns dias), com o início da primavera, as flores e o verde das árvores estão ressurgindo pela força da natureza e pela mão do homem. O trevo, na entrada da cidade, está muito bonito. Vale a pena conferir.