Será concluído nesta sexta-feira o procedimento de carga, lacre e auditoria das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições do dia 6 de outubro nos seis municípios que compõem a 104ª Zona Eleitoral – Arroio do Meio (sede), Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro. Ao todo, estão sendo preparadas 115 urnas – 100 regulares e mais 15 de contingência. Estas são utilizadas caso algum equipamento apresente problema no dia da votação, necessitando ser substituído.
Os trabalhos são coordenados pelo chefe do Cartório Eleitoral, Ivan Quoos. Os procedimentos iniciaram na segunda-feira e envolvem desde a instalação de sistema operacional, programas, bibliotecas e dados eleitorais, até a realização de vários testes para comprovar o correto funcionamento da urna.
Após a preparação das urnas, seus compartimentos são lacrados fisicamente com lacres especiais produzidos pela Casa da Moeda, cujas propriedades químicas impedem qualquer tentativa de violação: ao ser retirado, aparece imediatamente a inscrição de que foi violado. Ao final da etapa de carga e lacre das urnas eletrônicas de votação é sorteada ao menos uma urna de votação oficial para a auditoria com a verificação digital dos arquivos, conferência dos dados de todos os candidatos, incluindo fotografias, nomes, partidos, números, entre outros dados.
Na semana que vem a equipe ainda fará uma nova conferência, a fim de garantir que todos os equipamentos estejam nos roteiros certos.
Urnas novas
Como o Cartório Eleitoral de Arroio do Meio foi afetado pela enchente de maio, todas as urnas foram substituídas. Os equipamentos modelo 2022 apresentam um design mais moderno e alguns recursos novos, que facilitam a operação por parte dos mesários.
Documento com foto
O chefe do cartório alerta para a obrigatoriedade da apresentação de um documento oficial com foto para votar. Uma opção para quem eventualmente perdeu seus documentos com foto na enchente e ainda não os refez, é baixar o e-Título (se tiver foto) ou a CNH digital. Além da carteira de identidade, são considerados documentos oficiais com foto a carteira de trabalho no formato físico, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, passaporte, certificado de reservista (se tiver foto) e CNH. Passaporte e CNH com validade vencidos também são aceitos.
Foto: Jaqueline Manica