O convênio para a construção de dez pontes metálicas foi aprovado e firmado nesta quarta-feira, dia 23. A obra é para os municípios de Arroio do Meio, Travesseiro, Pouso Novo, Coqueiro Baixo, Relvado, Putinga, Ilópolis, Anta Gorda, Doutor Ricardo e Encantado. As estruturas garantirão a ligação entre o interior dos municípios que foram atingidos pela catástrofe da enchente do mês de maio.
O investimento para cada ponte fica em torno de R$ 878 mil. As estruturas são de uma via e possuem capacidade para veículos de até 45 toneladas. As obras devem iniciar entre os dias 1º e 4 de novembro e a conclusão está prevista para ocorrer de quatro a seis meses.
O projeto que se chama ‘Construindo Pontes através do Associativismo’, objetiva atender o transporte de mantimentos e produtos da cadeia produtiva da proteína animal. Além disso, beneficiará o transporte escolar, coletivo e saúde.
A iniciativa é da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) com parceiros. De acordo com o presidente, Ângelo Fontana, a parte metálica da ponte, que representa 23% do investimento total de cada uma, foi firmada entre a CIC-VT e as empresas Randon, Metasa, Gerdau e Usiminas. “As duas primeiras empresas fazem o trabalho fabril das pontes e as outras duas doam os perfis metálicos”, declara.
Conforme Fontana, a CIC – VT, pelo Programa Reconstrói RS, recebeu, por meio da parceria com a Federasul, Instituto Ling e Floresta, o repasse de 70% dos recursos aplicados em cada ponte. Caberá à CIC- VT administrar a parte civil da obra.
“Para as Prefeituras cabe como contrapartida 7% do investimento em cada ponte, o que compreende topografia, estudos hidrológicos e análise do solo; ligação das cabeceiras com a estrada e sinalização. A CIC-VT através da sua Divisão de Mobilidade e Infraestrutura está muitíssimo agradecida pelas parcerias firmadas, podendo dar a sua contribuição na recuperação das comunidades do Vale do Taquari que sofreram três grandes cheias no período de oito meses”, observa Fontana.