Reeleito com 1469 votos, o prefeito de Travesseiro Gilmar Southier (MDB) afirma que a ponte que interliga o município com Marques de Souza seguirá sendo uma das principais frentes de trabalho. Considera a estrutura uma questão de sobrevivência e, por isso, segue mobilizando forças para que seja feita uma ponte 100% nova ou, se for possível, se aproveite a parte que resistiu à enchente de maio deste ano.
Southier destaca que a ponte baixa que será construída a partir dos movimentos da Associação Amigos de Marques de Souza e Travesseiro resolverá 70% dos problemas. Contudo, não irá desistir da luta pela ponte alta, que é a única forma de restabelecer o trânsito normal sobre o rio Forqueta. É favorável a união de esforços, com a participação do Estado e dos municípios, mas aguarda uma posição do governo federal, já que na avaliação da Defesa Civil Nacional deve ser feita uma ponte totalmente nova. “A ponte tem que sair”, pontua.
Ele e o vice Arlei Stefani (União Brasil) compuseram a chapa única que disputou a prefeitura pela coligação Travesseiro no Rumo Certo (MDB/Unão Brasil/PP). Os 1469 votos representam a aprovação de 80% dos 1813 eleitores que foram às urnas no domingo. Uma margem muito positiva, segundo Gilmar. “É um percentual de votos considerável. Um reconhecimento da comunidade ao nosso trabalho”, afirma, valorizando o trabalho do grupo e a parceira Executivo e Legislativo.
Southier avalia que estes três anos e 10 meses do mandato, não tem sido um período fácil. Logo no início houve o ápice da pandemia da covid-19, depois duas fortes estiagens que provocaram prejuízos na agricultura e, neste ano, a maior catástrofe da história, que impactou todo o município. “Há muito a ser feito para a recuperação de Travesseiro”.
As empresas, a agricultura, as obras e a educação, também estão entre as prioridades para os próximos quatro anos. Na agricultura, estão previstas mudanças na lei de incentivos, justamente em função dos prejuízos causados pelas enchentes. Um programa de habitação deve auxiliar a fixar moradores, visto que a mão de obra tem sido um desafio para as empresas instaladas no município. Na mesma linha, está programada a ampliação da creche Criança Esperança, que anualmente vem registrando o crescimento no número de crianças que a frequentam. Um indicador positivo, segundo o prefeito, já que denota que o município tem boa qualidade de vida, o que faz com que as famílias o escolham para viver e criar seus filhos.
As pavimentações também terão atenção especial, assim como as obras. O novo Centro Administrativo deve ser ocupado somente no ano que vem. O prédio está concluído, faltando a mobília, que já está sendo providenciada. O investimento não foi feito antes em função dos gastos imprevistos ocasionados pela enchente.
Equipe de governo e futuro
Seguindo a máxima de que time que está ganhando não se mexe, o mandato Gilmar e Arlei não deve apresentar grandes mudanças no secretariado. Talvez uma secretaria tenha novo titular, mas isso ainda não está definido. A composição da Câmara é favorável, com apenas um dos nove vereadores da oposição. O gestor observa que o diálogo com o Legislativo e a conduta sadia entre os dois poderes seguirá, assim como tem sido no atual mandato. Lembra, inclusive, que dois dos atuais vereadores foram eleitos pela oposição e migraram para a situação por acreditar no projeto e no trabalho que estava sendo desenvolvido.
Southier reforça que fará um governo para todos e entende que os quase 19% de eleitores que votaram branco ou nulo exerceram seu direito democrático. Entende que não representam, necessariamente, uma rejeição ao trabalho da atual gestão. Mas são manifestações de eleitores que, muitas vezes, têm como base a ideologia partidária. “Agradecemos o voto de confiança e reforçamos nosso compromisso em trabalhar para todos. Precisamos pensar no coletivo e no bom andamento do município”.
Foto: Felipe Stefani