A tradicional missa pela passagem do Dia de Ação de Graças será, na noite desta quinta-feira, dia 28, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A celebração religiosa será a partir das 18h30min na igreja matriz. Conforme explica o padre Alfonso Antoni, a motivação para o tema de 2024 será as doações, o movimento e o voluntariado exercido por pessoas de diversos locais para auxiliar na enchente de maio. Para o momento, serão convidadas pessoas que trabalharam em prol do próximo para representar a comunidade e os setores no momento difícil. O grupo de Jovens de São Caetano farão uma participação especial. Após a missa, haverá o acendimento das luzes em frente à igreja que simbolizam as chamas da esperança que vieram com os voluntários no momento das trevas.
“O Dia de Ação de Graças é bem marcante para a nossa comunidade. Traz todo o sentido do agradecer a Deus e cultivar a gratidão todos os dias. É uma dimensão fundamental da nossa vida reconhecer a bondade e o que o outro faz pela gente. Como neste ano o tema será a enchente catastrófica de maio que marcou o município, região e estado com prejuízos em todos os sentidos, queremos abordar a solidariedade que veio com tudo isso. Se por um lado tivemos a catástrofe com tanta desolação, houve muita compaixão, ajuda e acolhida de pessoas da comunidade e de outras cidades que aqui chegaram. Auxiliaram com a limpeza das casas, com alimentos, organização dos abrigos e lugares que colocaram à disposição para serem utilizados, além de palavras de apoio que foram fundamentais. Os passos para a reconstrução também serão lembrados por nós, pois é algo que ainda estamos vivendo e ocorrerá por um longo período.”
Antoni lembra que, por mais pequeno que foi, cada gesto precisa ser relembrado na celebração. “Como foi bom receber a marmita. Algo simples, mas que fez toda a diferença e nos alimentou por um bom tempo. Isso veio de mãos solidárias daqui e de longe. Que nunca esqueçamos de tudo que recebemos, por isso agradecer muito no Dia de Ação de Graças.” Na data, também é preciso lembrar que a fé e os agradecimentos sempre estão atrelados na vida. “A fé é dom de Deus que está ligada com os agradecimentos, com as graças alcançadas.”
O PAPEL DA IGREJA NOS 90 ANOS
Neste ano, a missa de Ação de Graças será realizada no dia em que Arroio do Meio comemora 90 anos. O padre Alfonso destaca o papel que a paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem, em conjunto com outras congregações religiosas, na construção das nove décadas de existência do município.
“Sabemos que cada igreja possui a sua forma de realizar. Nós colaboramos muito por meio de uma união com elas onde cada um fez a sua parte. Além de disseminar a fé, a congregação católica organizou muita coisa nas comunidades e temos uma bonita história da crença e do que construíram a partir daí os nossos imigrantes. Eles foram organizando por meio da fé a escola São Miguel, hoje, Bom Jesus e o Hospital da Divina Providência que tem relação com as irmãs. Construíram cemitérios, o seminário, os corais. O Associativismo e cooperativismo também surgiu na comunidade da igreja que transforma as pessoas em grandes líderes para outros setores da sociedade. Continuamos nessa caminhada de união e de fazer a diferença em Arroio do Meio, um povo com grande aspecto comunitário.”
Foto: Jaqueline Manica