Será realizada na noite desta sexta-feira, dia 22, a segunda etapa do projeto Turnê Cultural pelo Município de Arroio do Meio, promovido pelo Departamento de Cultura de Arroio do Meio a partir dos aportes financeiros viabilizados pela Lei Federal Complementar nº 195/2022, também conhecida como Lei Paulo Gustavo. O evento ocorre na praça Flores da Cunha, a partir das 20h e toda a comunidade é convidada a prestigiar. A orientação é para que cada um leve sua cadeira, garantindo mais conforto para assistir as apresentações.
Esta etapa reunirá todos os grupos folclóricos alemães, tradicionalistas e sêniores do município, mais a Schtena Big Band num único momento. O tema proposto é os 200 anos da Imigração Alemã.
A Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo simbolizou o processo de resistência da classe artística durante a pandemia de Covid-19, que limitou severamente as atividades do setor. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo, vitimado pela doença.
As condições para a execução da Lei Paulo Gustavo foram criadas por meio do engajamento da sociedade assídua nas oitivas que antecederam o aporte do fomento. A Secretaria de Educação e Cultura de Arroio do Meio, por meio do Departamento de Cultura e a Administração Municipal, criaram condições cartoriais e de estrutura burocrática a fim de alcançar aos artistas locais a possibilidade de produzirem a partir da sua expertise.
O projeto
A Turnê Cultural, foi idealizada visando envolver, difundir e divulgar as manifestações culturais desenvolvidas pelas entidades integrantes do Núcleo de Cultura de Arroio do Meio, através de suas atividades. São muitos os componentes que são responsáveis por caracterizar a cultura de um lugar. Arroio do Meio conta com a presença de diversas referências, que se manifestam nos costumes e no folclore materializando-se nas danças, canto, entretenimento, festas e crenças.
Oportunizar esse momento à comunidade, é consolidar todas as ações e atividades desenvolvidas pelos grupos e atestar que todas elas são fundamentais para a prática cidadão no presente e no futuro. Estes preceitos sustentam a ideia da “TURNÊ CULTURAL”, que leva as atividades artístico-culturais desenvolvidas pelos grupos que constituem o Núcleo Municipal de Cultura. A primeira, realizada no último dia 18 de setembro no salão da Comunidade Evangélica de São Caetano, bairro Aimoré, reuniu todos os Corais do Município mais a participação do CTG Querência do Arroio do Meio, já que o tema do evento era alusivo ao Tradicionalismo Gaúcho.
Na ocasião todos corais entoaram músicas nativistas e o encerramento aconteceu com um Grande Coro, cantando as Canções Hino ao Rio Grande e o Hino Riograndense. Já a terceira edição transcorrerá no primeiro trimestre de 2025.
Foto: Divulgação