O músico e escritor de Arroio do Meio, Wanderley Theves, o ‘Xumby’, lançará na noite desta quinta-feira, dia 14, mas um livro chamado de ‘Chumbinho e a Natureza’ voltado para o público infantil com objetivo de despertar a consciência ambiental nos pequenos. O evento será às 19h30min na sede da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Arroio do Meio (Acisam). Haverá a participação do Grupo Pró-Arborização, Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Arroio do Meio (Codemam), Organização Não Governamental (ONG) Ge Ciretama de Bento Gonçalves e apresentações de alunos da Escola Construindo o Saber e da Associação dos Menores de Arroio do Meio (Amam) com dois clipes musicais. A ONG fará a doação de um livro para cada estudante das duas entidades educacionais.
Além da história, a obra também traz atividades didáticas com palavras-cruzadas, ligações entre termos, glossário, e a carteirinha do amigo da natureza que pode ser recortada. “Assim as crianças se sentem pertencentes a história que conta a trajetória de Chumbinho que é um menino muito esperto e inteligente, mas quebrava os pequenos galhos das árvores. Certo dia, o jardineiro da praça chamou sua atenção, pois tinha um passarinho em sua mão que falou ao menino sobre os perigos dessa atitude e o quanto era importante esses galhos ao desenvolvimento dos pássaros. Depois, o menino traz os amigos para cuidados e conscientização com o plantio de árvores”, cita Xumby. A história tem desenhos que remetem ao município de Arroio do Meio como a Igreja Matriz, praça central e ponte de ferro.
Na opinião do autor do livro, trazer a consciência ambiental desde a infância ajuda a formar cidadãos corretos e boas pessoas. “Assim, eles criam mecanismos de cuidados desde cedo. Isso é fundamental para a nossa sociedade. ” Para o próximo ano, Xumby tem a meta de percorrer escolas no município e feiras do livro do Vale do Taquari para divulgar a história. No momento do lançamento, haverá sessão de autógrafos. O preço do livro é de R$ 30 e também estará disponível para venda na Livraria Kadernus. A obra conta com dois QR Code que levam às músicas gravadas com a Amam. “Agradeço todos que me ajudaram e me apoiaram. Sem esquecer que meu livro também pode ser um presente de Natal.”
CRÔNICAS
Na manhã de quarta-feira, dia 13, a professora Greicy Weschenfelder também lançou uma obra. Foi o livro de crônicas ‘100 Rascunhos de Vida’ na Escola Guararapes. É uma coletânea que reúne textos escritos ao longo de quatro anos em que é colunista do jornal O Alto Taquari. Familiares, autoridades, alunos, equipe diretiva e convidados prestigiaram a programação.
Foto: Carolina Schmidt