A 38ª Festa dos Santos Reis na Comunidade Santos Reis no salão da Barra da Forqueta em Arroio do Meio será, neste domingo, dia 12. A partir das 10h haverá missa e o almoço às 12h. O cardápio inclui galeto, carne de rês, porco, carreteiro, aipim, maionese, cuca e saladas diversas. O valor do ingresso adulto é de R$ 50 e infantil (6 a 12 anos) de R$ 25. Haverá animação com a Banda Livre Estação e missa cantada com o Terno de Reis da comunidade. O apoio é da KF Moto Center e Rota 811. Ingressos serão vendidos na hora, mas podem ser comprados de forma antecipada com a presidente da comunidade, Marlove Land por meio do WhatsApp (51 99360-3794). É necessário levar pratos e talheres.
Por ser tradicional e ocorrer há mais de três décadas, o evento é aguardado com alegria e expectativa. “A espera pela festa é sempre muito boa, porque sempre reunimos muita gente. No ano passado, foi super positivo”, explica a coordenadora do Terno de Reis, Bernadete Both. O seu esposo já falecido, Elemar, fez parte da fundação do terno e participou por anos.
HISTÓRIA
A história do Terno de Reis da comunidade conta que, incialmente, havia três grupos sendo um de crianças, um de jovens e um de adultos. Com o tempo, permaneceu o de adultos que sempre organizou a missa do evento e da preparação para o Natal. Até hoje, realizam as apresentações. “É uma tradição que nunca se perdeu e vamos levando para as outras gerações”, diz Bernadete. Ela lembra que quando surgiu a comunidade tinha, apenas, uma escola. Com o tempo, as pessoas que residiam nas proximidades se uniram com o apoio do padre Zeno Graeff.
“Ele node deu muita força e foi um grande incentivador. Naquela época, não tínhamos nada, só a vontade de formar a comunidade e deu tudo certo. Em uma novena de Natal e encontro de famílias, pensamos em o que poderíamos fazer para arrecadarmos dinheiro para começar a comunidade. Daí os homens deram a ideia de formar o Terno de Reis e cantar. Conseguimos valores de doação no terno e na festa que fizemos pela primeira vez na década de 80. Importante frisar também que tanto os casais católicos quando evangélicos sempre se uniram e ajudaram, a integração ocorria pelos cultos ecumênicos. Graças ao incentivo e ajuda de muitos temos o nosso salão na Barra da Forqueta e nossa comunidade Santos Reis.”
Ela também convida as pessoas a comparecem no evento de domingo. “Vale muito a pena estar presente na festa. A missa é diferenciada e muito especial.”
Foto: Divulgação