Em Pouso Novo, a solenidade de posse do prefeito Carlos Alberto Bonacina (Iti) e seu vice, Mauro Muttoni, foi realizada no Salão Paroquial. Após a composição da mesa oficial a cargo da mestre do cerimonial Romeica Paludo, teve a entoação do Hino Nacional, seguido da manifestação do pastor da Igreja Evangélica Marcos Antônio Gomes da Rosa e do padre Enio Griebeller, da Paróquia Santo Antônio.
Moacir Severgnini, que estava deixando o cargo, disse que estava encerrando um ciclo de quatro anos, em que buscou em todas as suas decisões fazer o melhor pela população. “Fizemos muitas obras, compramos máquinas e veículos. Nem tudo foi realizado.” Agradeceu seus secretários e servidores e a todos que ajudaram seu governo. Lembrou ex-prefeitos, dizendo que todos deixaram sua contribuição para o desenvolvimento de Pouso Novo. Disse que estava saindo do cargo com R$ 500 mil em caixa mais os valores destinados para obras como uma verba de mais de R$ 600 mil para executar rede de águas. Ao se dirigir ao prefeito Bonacina, disse “você é o vencedor, a democracia é assim, desejo um bom governo voltado para o povo e o desenvolvimento de Pouso Novo”. Nilto Gerevini, que estava deixando o cargo de vice, disse que ninguém faz tudo. Sempre tem alguma coisa para o próximo prefeito realizar. “Tenho a certeza que o governo que está assumindo vai dar continuidade com o crescimento do município.” No ato seguinte a presidente da Câmara, Neiva Zanatta Bianchini, convidou o prefeito e o vice para fazerem o juramento e assinatura do termo de posse.
Empossado como prefeito, Bonacina disse que este dia vai ficar marcado na sua história e do município. Assumo com grande senso de responsabilidade. Agradeceu o apoio da esposa Dulce e dos filhos Arthur e Amábile e aos companheiros de partido que acreditaram no projeto, dedicando seu tempo e energia para construir esta vitória. Lembrou das lições de vida que recebeu de seu pai Ângelo e da mãe Helena, pais dedicados e exemplos de integridade, generosidade e comprometimento com o bem comum. Com a voz embargada, disse que o pai lhe dizia que liderar não é sobre ocupar um cargo, mas sobre servir o próximo. “A mãe me ensinou que cuidar das pessoas é o caminho para transformar uma comunidade. Cresci vendo a dedicação de meu pai a este município e sentindo orgulho que ele tinha de ser parte desta história. Aqui eu nasci, cresci e plantei raízes. É um lugar que me ensinou os valores da honestidade, do trabalho árduo e da solidariedade. Ao olhar para o futuro, quero fazer mais e melhor por este município. Quero que as crianças tenham orgulho de onde vivem, que os jovens encontrem oportunidades e que as famílias possam viver felizes. A minha motivação é ver Pouso Novo crescer. Vejo rostos de esperança, confiança e de expectativa. A tarefa de ser prefeito será desafiadora, onde a sociedade exige mais e com razão. Este povo merece honestidade, seriedade e compromisso. Vamos lutar para honrar cada voto de confiança que recebemos.
Nossa missão será cuidar da saúde, educação, infraestrutura e sobretudo, dignidade. Não se trata somente de obras e políticas públicas, trata-se de vidas, de sonhos, de esperança para um futuro melhor, onde as pessoas encontrem chances de crescer, aprender e prosperar, valorizando o agricultor, os jovens e os idosos. Queremos governar para todos, unindo mãos, mentes e corações para uma transformação. Quero deixar meu legado nesta terra assim como meu pai deixou. Só assim podemos fazer o melhor juntos”, concluiu. Na última parte de sua manifestação, apresentou o secretariado de seu governo que começa com Liane Parise Nardino, na Saúde; Vinicius Mocellin, na Agricultura; Sideles Rochell, na Educação e Anuar Spillier, nas Obras.
foto: júlio a. gerhardt