Embora as enchentes do ano passado tenham causado prejuízos também na área do turismo regional, a expectativa é de que em 2025 o setor se adapte às mudanças e consiga se recompor como um dos mais importantes destinos do Rio Grande do Sul. De acordo com a secretaria executiva da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Vanessa Spindler, a expectativa é muito boa em função do que está para acontecer. “A inauguração do Cristo Protetor anunciada para dia 6 de abril e tantos outros eventos regionais animam os empreendedores e fazem com que possamos novamente planejar e executar diversas ações pela Amturvales.”
Entre as iniciativas estão a sinalização de trajetos de cicloturismo, que resulta também em investimentos no turismo rural, além de apoio a eventos como feiras municipais, qualificação de empreendedores e cada vez mais envolvimento da Amturvales com iniciativas da região. “O retorno do Trem dos Vales é uma dessas causas, um produto turistico fundamental para a região. É um caminho que exige muito diálogo e articulação política. Mas o Vale está muito vivo para o turismo e por isso nosso trabalho será constante”, comenta Vanessa.
Ainda sobre o ano que passou, Vanessa destaca que foi um ano desafiador, com muitas ações planejadas e que tiveram que ser alteradas em função das enchentes. “Mesmo diante disso conseguimos executar um plano de benefícios para os associados e campanhas como Somos do Vale e Adote um empreendimento, além de estarmos lado a lado dos empreendimentos afetados”.