No domingo, 9 de março, a Comunidade Luterana São Paulo, localizada no Centro da cidade, recebeu o seu novo Pastor, Gustavo Moresco da Silva. Natural de Sapucaia do Sul, o jovem de 28 anos, recém nomeado para a missão, foi instalado no cargo durante uma cerimônia que marcou um novo momento para a igreja local. A acolhida calorosa da comunidade arroio-meense demonstrou o quanto o novo líder será importante para o fortalecimento da fé e da união entre os membros. Esta é a sua primeira atuação como Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
O Pastor, que é especializado em Ministério Pastoral e bacharel em Teologia pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, recebeu o chamado para atuar em Arroio do Meio acompanhado de sua família, já em dezembro de 2024. Com formação própria do Seminário Concórdia, recebeu cursos de Sistemática, Litúrgica e Homilética, Grego, Hebraico, Documentos Confessionais Luteranos, dentre outros conteúdos sacros. Realizou um curso focado em Capelania Hospitalar onde trabalhou de forma integral durante 2 anos. Disposto a construir uma caminhada de fé e compromisso com a cidade, o seu vínculo com a comunidade vai além de sua chegada como Pastor, pois ele reconhece a importância de Arroio do Meio no contexto histórico recente, com o município tendo sido fortemente impactado por uma catástrofe natural. “A Diretoria Nacional (DN) juntamente com os professores do Seminário Concórdia definem, com muita competência, o local para onde o formando vai. Eu e minha família ficamos muito felizes e gratos”, comenta o Pastor.
Agora, Moresco inicia sua primeira experiência pastoral no município. Seu desejo de atuar na cidade vai muito além da liderança religiosa; ele conta com o apoio de sua família, sua esposa Gabriela, que está acompanhada do filho Nathan. Moresco relata a maneira como a comunidade o recebeu e como se sentiu chegando por aqui. “Nesta chegada correu tudo muito bem. Felizmente fomos presenteados também com a instalação da nova diretoria da paróquia. Além disso, nós tivemos a participação do vice-presidente de Expansão Missionária Heder Gumz”, finaliza.
A cerimônia de instalação do novo pastor foi marcada por momentos de oração, reflexão e confraternização, quando os fiéis expressaram seu acolhimento e fé na nova jornada espiritual. Com um olhar esperançoso e sensível à realidade local, o líder promete se engajar nas questões sociais e comunitárias, se colocando à disposição dentro das possibilidades e horários ministeriais.
A presença dele, agora como novo Pastor da Comunidade Luterana São Paulo, se configura ao lado do colega e já Pastor Jair Erstling, que farão um trabalho conjunto na paróquia.