Preparativos para a 28ª Edição da Via Sacra de Forqueta
No último domingo, 2, a comissão organizadora da 28ª edição do espetáculo da Via Sacra reuniu-se pela manhã para acompanhar de perto as intervenções em andamento no local, que abrigará mais uma edição da tradicional “Paixão de Cristo”. As obras de recuperação têm sido cuidadosas e detalhadas, respeitando a essência do espaço e preservando seu valor cultural.
O “Cenário da Lagoa”, espaço icônico do distrito e palco da tradicional Via Sacra de Forqueta, está passando por um processo de reforma e renovação após sofrer danos durante a maior catástrofe natural do Rio Grande do Sul, em maio de 2024. Com uma extensão de aproximadamente 500 metros quadrados, o cenário, que já carrega história e significado para a comunidade, está se transformando para garantir que a 28ª edição do espetáculo “A Paixão de Cristo” aconteça com toda a grandiosidade que a ocasião exige.
Entre as reformas mais destacadas, está a reposição das pedras ornamentais que formam a estrutura de palco do cenário. O trabalho de nivelamento do solo, que se destina a proporcionar maior conforto e segurança ao público, também já foi iniciado. As melhorias no local não se limitam à parte estrutural: a poda de plantas e o replantio de folhagens específicas do cenário visam restaurar a beleza natural que complementa a encenação da Paixão de Cristo. Para Márcio Rockenbach, intérprete de Jesus Cristo no espetáculo, algumas ações pontuais estão sendo feitas pois a catástrofe danificou e deixou rastros de destruição. “Estamos erguendo um palco novo e reflorestando espaços em que a água arrancou parte de plantas e vegetação que antes faziam parte do ambiente, estamos plantando flores e cuidando do local para aos poucos tudo voltar a ser o mais próximo do que foi antes”, comenta o membro da comissão organizadora.
Renovar para emocionar
Essas intervenções fazem parte de um esforço contínuo para reconstruir o espaço que, por muitos anos, tem sido o cenário de uma das maiores manifestações culturais da região. O evento, que está prestes a celebrar sua 28ª edição, se consolidou como um dos maiores e mais emocionantes espetáculos de fé do município, atraindo um público diverso de várias parte do Estado. Além de oferecer uma experiência teatral única, a Via Sacra de Forqueta também se destaca pela sua integração com a natureza e o uso do espaço ao ar livre, que são elementos que fazem do “Cenário da Lagoa” um local singular. O cuidado com cada detalhe da reforma e as melhorias técnicas são essenciais para que o espetáculo continue a encantar e emocionar o público, respeitando a importância histórica e religiosa que a Via Sacra tem na região. Com as obras avançando a todo vapor, que tem o apoio da subprefeitura de Forqueta e da Administração Municipal, também de outros parceiros da comunidade de Forqueta, a expectativa é que o “Cenário da Lagoa” esteja renovado e pronto para receber os milhares de visitantes que aguardam ansiosos pela 28ª edição do espetáculo que ocorre no dia 18 de abril, às 20h.
Foto: Liniker Duarte