HOMENAGEM | Alivat prestou homenagem póstuma a dois escritores expoentes do Vale do Taquari, Roque Bersch e Jorge Cunha. A cerimônia ocorreu sexta-feira, 9, na Biblioteca Univates, da Universidade do Vale do Taquari – Univates. O tributo aos escritores serviu para agradecer e reconhecer a contribuição à educação e a pesquisa histórica.
Para a presidente da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), Ivete Kist, o momento foi especial e de reconhecimento. “Foi uma noite emocionante e de reconhecimento a homenagem aos escritores Roque Bersch e Jorge Cunha. Os dois são merecedores da nossa gratidão por suas contribuições à educação e a pesquisa”, definiu Ivete, ao final da sessão póstuma. O panegírico, como a Alivat define a sessão para declarar vagas as cadeiras ocupadas pelos dois escritores falecidos.
A presença do Coral Santa Cecília de Arroio do Meio, recordou os tempos em que Roque Bersch era o regente. “É uma honra para nós sermos convidados para tão significativo evento”, afirmou o regente Paulo Haas. Ele citou que vários cantores que integram o grupo são do tempo do Roque.
Os discursos de exaltação foram proferidos por Marcos Kreutz e Luís Gosmann que enalteceram as virtudes literárias de Jorge Cunha. Silvana Faleiro e Marcelino Bersch enfatizaram a vida dedicada a educação de Roque Bersch. Entre as autoridades que prestigiaram o ato solene, a vice-prefeita de Arroio do Meio, Andréa Barth, que foi aluna do Roque Bersch no curso de Letras da Univates. “Nossa eterna gratidão ao professor. Ele foi um gênio por sua vasta sabedoria e por sua intensa dedicação a área da educação”, afirmou.
A reitora da Univates, Evânia Schneider, destacou o espírito comunitário dos dois escritores. “O Roque e o Jorge foram dois expoentes nas áreas da educação e na pesquisa. O momento é de gratidão pela oportunidade que tivemos em conviver com eles e por todo legado que deixaram”, completou.
Fotos: Divulgação







