Na localidade de Forqueta Alta, em Pouso Novo, o domingo será de festa, comemoração e de confraternização com a reinauguração do campo de futebol do Esporte Clube São Jorge. Duramente atingido pela enchente do rio Forqueta, em maio de 2024, o campo ficou impraticável para o futebol. A recuperação do espaço foi considerada uma obra prioritária pelo prefeito Iti Bonacina, logo nos primeiros dias de seu governo em janeiro deste ano. Máquinas e caminhões do município foram deslocados para fazer a retirada da lama que ficou depositada dentro do campo e em seguida promover o nivelamento do terreno, para que a comunidade pudesse realizar a colocação de leivas de grama com o devido acompanhamento técnico.
A parceria da comunidade com a Administração Municipal seguiu para o serviço de infraestrutura, com a colocação de 4000 m² de leivas de grama do tipo Sempre Verde São Carlos, por uma empresa contratada de Santa Catarina. Com um cuidado especial e muita dedicação, foi possível realizar uma pré-inauguração e a disputa das primeiras partidas, ainda em situação de improviso, no sábado de Páscoa, por ocasião da realização do Encontro das Famílias Brock, Bonacina, Basso e Ferronatto.
A reinauguração oficial está marcada para domingo, dia 29 de junho, com uma programação prevista para iniciar às 9h30min com celebração religiosa e, às 10h, ato solene de inauguração com a participação de autoridades, seguido da disputa de partida de futebol com equipes de veteranos formadas por pessoas da comunidade e outros que tem suas origens na Comunidade de Forqueta Alta e residem em outras regiões do Estado e do País. Ao meio-dia, a confraternização vai para dentro do salão, onde será servido almoço, seguido de homenagens para pessoas pioneiras da Comunidade de Forqueta Alta.
História do futebol
Na história do município de Pouso Novo existem relatos que os primeiros moradores, todas famílias de descendência italiana, iniciaram a colonização desta localidade poucos anos depois de 1900. As primeiras construções aconteceram no povoado de Navegantes, onde foi edificada igreja e escola. A colonização evoluiu e novas iniciativas foram acontecendo visando o lazer dos moradores. Sem ter uma data definida, mas acredita-se que tenha sido entre 1940 e 1950 que surgiu um campo de futebol no potreiro de João Mariani, onde a prática do futebol se estendeu por muitos anos, sendo mais tarde transferido para uma área de Jacó Fiorini, hoje terras de Hélio Kruger. Após um período instalado nesta área, foi projetado um novo campo de futebol no espaço onde está atualmente. Não se tem uma data oficial da inauguração, apenas se sabe que aconteceu quando Arnesto Dalpian foi prefeito de Arroio do Meio e Miro Pretto foi o subprefeito do distrito de Pouso Novo. No dia da inauguração, Dalpian e Pretto estavam presentes e acompanharam o chute inicial feito por Irineu Brock, que na época era o goleiro da equipe. Não se tem registro desta data, mas possivelmente foi no fim dos anos 1960, já que o mandato do prefeito Dalpian foi de 1963 até janeiro de 1969.


