
Família descendente de imigrantes italianos
empreende no interior de Doutor Ricardo
Um imponente prédio de madeira situado à margem da RS-332, na Linha Santa Lúcia em Doutor Ricardo, abriga histórias de tradição e empreendedorismo. No local funciona o Moinho Calvi, operando com maquinário moderno, mas mantendo a tradição herdada dos descendentes de imigrantes italianos ao produzir farinhas de trigo e de milho.
De acordo com Jorge Calvi, um dos proprietários, a ideia de construir e colocar em funcionamento o moinho surgiu quando a família adquiriu um antigo moinho desativado. “A partir dali começamos a visitar antigos moinhos e adquirir peças. Foi quando decidimos pôr em funcionamento com uma planta industrial. Hoje produzimos até 1,2 mil quilos de farinha de milho diariamente e, com isso, ampliar nosso mercado de vendas,” comenta.
Dois jogos de pedras francesas moem o milho e o trigo. Para breve deverá ser lançada polenta em palito, congelada.
Há pouco tempo o empreendimento passou a receber grupos de visitantes, mediante agendamento, onde é possível acompanhar o processo de Industrialização, passear pelo pomar de Nozes e pelo potreiro onde se criam ovelhas, em carretão puxado por um trator e se deliciar com a gastronomia local, além de contemplar belezas naturais e até, através de uma janela, visualizar o Cristo Protetor de Encantado.
“Uma emoção muito grande ver tudo isso, trazendo histórias dos antigos moinhos para a atualidade”, destaca Jorge. Contatos para agendamento de visitas pelo WhatsApp 51 – 98200-0088.



