A Associação de Menores de Arroio do Meio (AMAM) completa nesta sexta-feira, dia 18 de julho, 55 anos de história. Fundada em 1970, a entidade soma décadas de trabalho na formação de cidadãos, resgatando crianças em situação de vulnerabilidade e oferecendo um espaço de afeto, responsabilidade e crescimento.
Para celebrar a data, haverá um bolo especial para os alunos nesta sexta-feira. Atualmente, a entidade acolhe 46 crianças, dos 6 aos 14 anos, em um espaço provisório, uma casa alugada na rua Júlio de Castilhos, no Centro, após a antiga sede, localizada no bairro Navegantes, ser devastada pela enchente de 2024.
Mesmo diante das dificuldades estruturais e da redução no número de atendimentos, que antes da enchente ultrapassava 80 crianças, a AMAM segue funcionando com esforço conjunto de direção, voluntários e apoiadores. O quadro de funcionários está mais enxuto: diretora, três professoras e duas responsáveis pela cozinha e limpeza.
A destruição da antiga sede marcou um dos momentos mais difíceis da história da associação, mas também impulsionou um novo ciclo. Com apoio da comunidade, da administração municipal e de empresas parceiras, a AMAM projeta agora a construção de uma nova sede no bairro Novo Horizonte, em um terreno doado pela Prefeitura.
Conforme a presidente da associação, Bruna Luisa Zanotelli Rockenbach, o projeto está em fase final de conclusão e prevê um prédio de até cinco andares. A estimativa é de que o valor total da obra ultrapasse os R$ 2 milhões. “A expectativa é concluir o primeiro andar até o início de 2026, permitindo o retorno das atividades em espaço próprio.”
A nova sede irá ampliar a capacidade da entidade, que já chegou a atender mais de 300 crianças nos anos 1990 e 2000. A meta atual é retomar, gradativamente, o atendimento de 200 crianças por dia, em dois turnos, no novo local, a partir do ano que vem.
Desafios superados com amor
Apesar das adversidades, o amor e o comprometimento da equipe são os alicerces que sustentam a AMAM. A diretora Ingrid Venter Soares enfatiza a dedicação que o trabalho exige. “Tem que ter amor no coração. Não é só ensinar, é cuidar. É dar colo, é estar presente. Muitas vezes, somos nós que escutamos o que ninguém mais escuta. Que cuidamos quando ninguém mais cuida. E isso transforma vidas.”
Na rotina da entidade, as crianças participam de aulas de reforço escolar, além de oficinas de pintura, atividades lúdicas, noções de cidadania e cuidados com o meio ambiente. O objetivo é complementar a formação oferecida na escola regular e criar vínculos afetivos, promovendo o desenvolvimento pessoal e social das crianças acolhidas.
Para manter as atividades em funcionamento, a AMAM conta com o apoio essencial da Prefeitura. O repasse mensal do município é fundamental para garantir o pagamento de salários e encargos. A alimentação das crianças também é fornecida por meio do Programa Mesa Brasil e pela Prefeitura.
A Secretaria de Educação elabora os cardápios com o apoio de nutricionistas e providencia os itens necessários, como merenda, luvas e toucas. O Departamento de Serviços Urbanos também auxilia como o corte de grama e manutenções no espaço. Além disso, a associação realiza rifas, chás e campanhas solidárias ao longo do ano, em um esforço constante para cobrir despesas como aluguel, contas de água e luz e eventuais imprevistos.
São inúmeros parceiros, pessoas físicas e jurídicas, que contribuem com insumos, apoio financeiro e iniciativas de apoio contínuo. Além das doações para o dia a dia da instituição, a AMAM busca apoio para a construção do novo prédio no bairro Novo Horizonte. Quem desejar pode colaborar financeiramente, exclusivamente via Pix, utilizando a chave CNPJ 87.296.950/0001-93, ou ainda contribuir com a doação de materiais de construção.
Conforme destaca a presidente Bruna, todas as movimentações financeiras da AMAM são realizadas por meios bancários oficiais, o que assegura a prestação de contas de qualquer valor recebido com a máxima transparência que a entidade filantrópica exige. Cada recurso é devidamente registrado, aprovado pelo Conselho Fiscal e integralmente destinado ao desenvolvimento da instituição e à promoção do bem-estar das crianças e adolescentes.