A iniciativa Território em Movimento, voltada à valorização da cultura local, ao fortalecimento dos Pontos de Cultura e à ampliação do acesso às políticas públicas culturais no Vale do Taquari, realiza dois encontros culturais gratuitos e abertos ao público neste sábado, 5, em Arroio do Meio, e domingo, 6, em Lajeado.
O Quilombo Vovô Teobaldo, localizado na comunidade São Roque, em Arroio do Meio, recebe o encontro na tarde deste sábado, das 13h às 17h. A ação integra o plano de trabalho da Agente Territorial de Cultura da região, Luana Rohr, e tem como objetivo conectar artistas, fazedores de cultura e representantes de coletivos culturais em um processo formativo, de escuta e articulação em rede.
Protagonismo Cultural no Quilombo
O encontro deste sábado tem como foco o reconhecimento e valorização dos saberes e práticas culturais tradicionais. A programação contará com roda de conversa, partilha de experiências e diálogo acessível sobre políticas culturais como Cultura Viva, PNAB e Aldir Blanc.
O objetivo é fortalecer a cultura que já pulsa no território e visibilizar seus protagonistas. Além disso, o encontro conta com a participação do coordenador cultural local Paulo Haas para apresentação do Núcleo de Cultura. Será um momento para tirar dúvidas da comunidade local quanto à cultura.

Agente Territorial de Cultura
É um programa do Ministério da Cultura, em parceria com institutos federais. Os Agentes Territoriais de Cultura são pessoas físicas, selecionadas por meio de editais, com representatividade social, cultural, étnico-racial e de gênero em seus territórios. Cada agente conhece as dinâmicas culturais de suas comunidades, onde realizam ações de mapeamento participativo, comunicação e mobilização social, e recebem formação continuada voltada para o desenvolvimento cultural e territorial em suas localidades. A arroio-meense Luana Rohr, 33, é a Agente Territorial de Cultura do Vale do Taquari.
“Meu papel é ser ponte entre as políticas públicas culturais e os territórios. A gente atua junto às comunidades, ouvindo, mobilizando, orientando, fortalecendo os fazeres culturais locais e ajudando a conectar esses saberes às ferramentas de apoio e valorização que existem. Não se trata só de repassar informação, mas de tecer vínculos e escutar os territórios como lugares vivos, criativos e diversos, reconhecendo que as políticas precisam ser construídas e alimentadas a partir da base.”
Agente Territorial de Cultura, Luana Rohr
Sobre a ação
Território em Movimento é uma proposta que reconhece o território como lugar de memória, criação e transformação. A partir da escuta e do encontro, pretende-se fortalecer a rede de cultura viva no Vale do Taquari e ampliar o acesso às ferramentas públicas de fomento e sustentação cultural.
“Essa ação é uma oportunidade de olhar para a riqueza cultural que já existe aqui — nas mãos, nas falas, nas memórias, nos gestos da comunidade. Ao realizarmos o encontro no Quilombo de Arroio do Meio, queremos afirmar esse território como espaço de resistência, de saber ancestral e de criação cultural viva. Também é um momento de aproximação com a política pública — para que quem faz cultura aqui possa se ver como parte dela, saber que existe apoio, entender como acessar, propor, construir junto. Além disso, a presença do coordenador de cultura do município reforça essa ideia de participação: mostrar como funciona o Núcleo de Cultura e abrir caminhos para que mais pessoas possam fazer parte. Escolhi Arroio do Meio porque é um território que pulsa cultura, que tem história, memória, luta e uma comunidade que constrói com as próprias mãos suas formas de viver e expressar. O Quilombo é um símbolo disso, mas não está isolado; há muitos artistas e saberes em Arroio do Meio que merecem ser reconhecidos e fortalecidos”, explana Luana.